No dia 16/01/2024, representantes do IFC realizaram uma visita e participaram de uma reunião na Penitenciária Industrial de Joinville, com o objetivo de conhecer as necessidades da instituição e avaliar a possibilidade de parcerias e ações visando contribuir para a reintegração dos apenados à sociedade.
A visita é um desdobramento de um contato iniciado em novembro de 2023, quando o IFC foi procurado por responsáveis pela penitenciária para verificar a possibilidade de parceria para a realização de um projeto para criação de hortas comunitárias. No dia 14/12/2023 foi realizada uma reunião no campus, em que estiveram presentes o Chefe de Oficina Edivaldo Gomes Ferreira e o Policia Penal Wellington Lima. Eles foram recebidos pelo coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, eleito diretor-geral do campus para a gestão 2024-2027, Fernando José Braz, e do professor e Engenheiro Agrônomo Geancarlo Takanori Katsurayama. Nessa reunião foi possível conhecer melhor a proposta, ficando acordado que as tratativas teriam continuidade em 2024.
No dia 16/01/2024, foi a vez de representantes do IFC conhecerem a penitenciária. Participaram da visita o professor Fernando José Braz, neste momento atuando como Diretor-Geral substituto do campus; o Chefe de Gabinete da próxima gestão, Guilherme Migliorini; e o Coordenador de Extensão, Estágios e Egressos, Manuir Schons. Eles foram recebidos pelo Chefe de Oficina Edivaldo e pelo Policial Penal e Coordenador do Setor de Ensino e Promoção Social.
A equipe conheceu a estrutura da penitenciária, projetos e ações que já ocorrem no local e pôde observar parte da rotina da unidade. Para o prof. Fernando Braz, a visita “foi um momento de desconstrução”, importante para ter uma visão diferente daquela realidade.
A equipe avalia que existem diversas possibilidades de colaboração e de ações envolvendo os diferentes cursos ofertados pelo IFC. Além do desenvolvimento pessoal para os apenados, a legislação brasileira prevê que a realização de atividades de trabalho ou estudo pode resultar na redução da pena, o que serve como um incentivo extra à participação nessas atividades.
De acordo Fernando, os próximos passos envolvem a busca pela efetivação de parcerias, principalmente por meio de projetos de extensão, cursos de qualificação profissional e prestação de serviços. Dessa forma, espera-se que o IFC possa também contribuir com essa parcela da sociedade, cumprindo seu papel social.
Texto: Gabinete IFC Araquari. Imagens: DPP/SAP/SC.