Estudantes de todos os campi do IFC se reúnem nas cidades de Blumenau e Brusque, a partir da próxima quarta-feira (4), para participar da sétima edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (VII JIFC).
As disputas serão realizadas até 6 de setembro, no Complexo Esportivo Bernardo Werner – SESI, em Blumenau — onde ocorrem as partidas de basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez — e na pista de atletismo do Complexo Esportivo de Timbó, na qual serão promovidas competições de diversas modalidades, como corrida, arremesso de peso, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância e salto triplo, entre outras.
Este ano, os Jogos contarão com mais atletas do que as demais edições. “Tendo em vista a não realização das etapas regional e nacional dos JIFs, optamos por aumentar o número de participantes. Cada campus poderá inscrever até 60 estudantes-atletas”, explica o coordenador-geral de Políticas e Programas Estudantis do Instituto, Pedro Faccin. “Com essa alteração, o número de estudantes, que nas últimas edições girou em torno de 750, deve aumentar para algo próximo de 900 em 2024”.
Outra mudança é o número máximo de modalidades disputadas por estudantes, que passou de duas para três; a ideia é facilitar a montagem da delegação de cada campus, conferindo aos professores de educação física mais opções para a organizar as suas equipes. “Essa mudança deve desencadear, também, um número total de jogos maior do que as edições anteriores, o que é positivo para o evento. De modo a abarcar esse número maior de jogos, nesta edição, a abertura ocorrerá mais cedo, no início da tarde do primeiro dia de evento — diferentemente das edições anteriores, quando iniciava no final da tarde e se estendia até o início da noite”, acrescenta Faccin.
Integração, esporte e formação acadêmica
O objetivo dos JIFC é proporcionar aos estudantes do IFC a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa, promovendo momentos de integração e colaboração entre a comunidade acadêmica. “A importância deste evento está em assegurar o acesso à prática esportiva no contexto educacional, de formação integral, que almejamos no IFC”, diz Faccin. “Considerar as habilidades e capacidades individuais, estimular o entendimento e a aplicação das regras esportivas, o respeito aos adversários e a valorização do companheirismo, bem como proporcionar ao estudante vivenciar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças por meio do lúdico esportivo são alguns dos princípios do evento”.
O coordenador-geral de Políticas e Programas Estudantis ressalta ainda que, além dos benefícios acadêmicos e sociais trazidos pela consolidação dos JIFC, os resultados esportivos têm sido cada vez melhores. “No ano de 2023, o IFC obteve o seu maior número de medalhas, tanto no JIF Sul — etapa regional, que envolve os seis Institutos da região sul — quanto no JIF Nacional. Entendemos que isso é resultado de um trabalho fantástico que nossos professores de Educação Física têm realizado e, também, de um JIFC cada vez mais consolidado e competitivo — o que reflete o compromisso da nossa instituição com a melhoria contínua deste evento. Por este motivo, mesmo diante do cancelamento das etapas regional e nacional, optamos não somente pela manutenção dos Jogos em 2024, como pelo aumento do número de participantes”.
Os regulamentos Geral e Específicos dos JIFC podem ser acessados na página dos Jogos no Portal do Estudante do IFC.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana