Estão abertas as inscrições para interessados em cursarem disciplinas como aluno especial no Mestrado Profissional em Produção e Sanidade Animal – PPGPSA. As inscrições são realizadas exclusivamente de maneira virtual, na plataforma SIGAA, e serão aceitas até o dia 12 de julho de 2024. O estudante não terá nenhum custo para cursar a disciplina, caso selecionado.
É importante que todos os candidatos tenham ciência do conteúdo completo do Edital para Ingresso 2024/2.
As disciplinas ofertadas no segundo semestre de 2024 serão:
- Técnicas de biologia molecular aplicadas ao diagnóstico;
- Tecnologia na produção de rações;
- Aspectos de importância na sanidade de aves;
- Vigilância sanitária e saúde única na produção animal;
- Uso de alimento vivo e inerte no cultivo de organismos aquáticos;
- Produtos Técnico-Tecnológicos (PTT) e Comunicação;
- Biotécnicas aplicadas à reprodução animal;
- Empreendedorismo e plano de negócios;
- Agronegócio digital e aplicações da inteligência artificial.
Por se tratar de um curso multicampi (Araquari e Concórdia), é importante que o acadêmico interessado verifique o local de oferta da disciplina escolhida, bem como as datas em que as aulas acontecerão. Estas informações já estão disponíveis no Anexo III do edital de seleção.
No caso de haver mais candidatos do que vagas, serão reservadas, no mínimo, 20% do total de vagas disponibilizadas, para negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência, nos moldes da RESOLUÇÃO Nº 47/2022 – CONSUPER.
A matrícula será realizada entre os dias 18 e 26 de julho de 2024, virtualmente, pela Secretaria de Pós-Graduação. Já os ajustes de matrícula, quando necessários, serão realizados até o dia 30 de julho de 2024.
Os candidatos devem aguardar o e-mail da Secretaria com o comprovante de matrícula e demais orientações.
Conheça o Mestrado Profissional em Produção e Sanidade Animal
O PPGPSA é gratuito, não sendo exigida dedicação exclusiva do aluno o qual poderá manter o seu vínculo empregatício, se o tiver. O PGPSA destina-se aos profissionais com graduação em veterinária, agronomia, licenciatura em ciências agrícolas, zootecnia, engenharia de aquicultura ou pesca, oceanografia, biologia e áreas afins, com reconhecida atuação em produção e sanidade de suínos e aves; produção e sanidade em aquicultura; clínica e produção de grandes animais; e animais silvestres;
As características peculiares do mestrado profissional permitem a aproximação das instituições de pesquisa e ensino com o setor produtivo, com projetos orientados para o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de contribuir para aplicação imediata dos conhecimentos na atividade profissional do pós-graduando e gerando valor.
Saiba o que é um aluno especial e as vantagens em ingressar em uma pós-graduação desta forma
O aluno especial é aquele matriculado como aluno não regular, em uma disciplina específica ofertada num curso de mestrado. Esse estudante tem acesso a tudo o que acontece dentro da disciplina em que está matriculado.
Isso possibilita ao acadêmico usar os créditos (o PPGPSA exige 24 créditos), caso venha a se regularizar no curso. Para tanto é preciso observar certas condições, como tempo passado desde a realização da disciplina, índices de frequência e notas.
Como benefícios, além da flexibilidade e redução de obrigações, destaca-se o fato do ingresso ser simplificado, de se ter acesso ao mesmo ensino que os alunos regulares, bem como fazer o aproveitamento das disciplinas – caso venha se tornar aluno regular. É também uma chance para conhecer o programa, suas linhas de pesquisa e seus docentes.