A Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA) de Suinocultura do IFC campus Araquari comemora a chegada de um macho suíno reprodutor TN Duroc, em parceria com a empresa Topigs Norvins, empresa holandesa norueguesa, líder em genética suína, reconhecida por suas soluções genéticas inovadoras para a produção de suínos com boa relação custo-benefício.
O Kronos, como foi chamado, é um macho 100% puro da raça Duroc, filho de pais noruegueses, com alto mérito genético, que confere características como velocidade de crescimento, conversão alimentar e alto percentual de carne magra e de qualidade na carcaça.
O Kronos veio para selar, ainda mais, a parceria da UEA com a empresa, uma vez que todas as fêmeas reprodutoras presentes no setor são Topigs Norvins, da linhagem TN70, assim como o outro macho da linhagem Talent. Em breve, o Kronos estará apto para que seu sêmen seja empregado na inseminação artificial destas fêmeas, sendo os leitões oriundos desse cruzamento, destinados à venda para a comunidade de Araquari e região, incrementando, ainda mais, nossa genética e produtividade.
Dessa forma, manteremos nosso compromisso institucional com o ensino de qualidade para nossos alunos, futuros profissionais das agrárias, nossas parcerias com as empresas do setor suinícola, e com a comunidade, com a oferta de leitões de altíssima qualidade genética, desempenho produtivo e qualidade de carne.
A responsável pela Unidade de Ensino e Aprendizagem, professora Erica Perez Marson Bako, em nome de toda a equipe responsável pela UEA Suinocultura, destacou a importância do trabalho de todos. “Temos muito a agradecer a Topigs Norvins, a Coopercasgo, a Coordenação da Escola Fazenda e a todos os alunos que auxiliam nas atividades de manejo no setor, todos estes são fundamentais para o sucesso do trabalho que vem sendo realizado”, finalizou Erica.