No último fim de semana (21 e 22 de novembro), nossos estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet, acompanhados pelos professores , Eduardo da Silva, Fábio Longo de Moura, Ivo Marcos Riegel e Marco Antonio Torrez Rojas tiveram que lidar com desafios reais do mercado de trabalho durante a realização do Hackaton dos Terceiros Anos, um evento que não ocorre desta forma em qualquer lugar! Eles começaram cedo na sexta feira (8h da manhã) a sua jornada intensa de aprendizado, colaboração e desenvolvimento e continuaram 24 horas trabalhando para apresentar no sábado para as empresas.
Os estudantes tiveram a tarefa de desenvolver um sistema para gerenciar e digitalizar o acervo de mais de cem mil artefatos do Museu Sambaqui. O objetivo é substituir as planilhas por uma solução moderna que permita consultas, rastreia a movimentação das peças e aumenta a transparência sobre o estado e a localização de cada item histórico.
Em paralelo, a convite da empresa TS Tecnologia Tributária, 12 integrantes da nossa Fábrica de Software encararam o desafio de criar uma solução para dar mais controle às empresas sobre o fluxo de apurações tributárias (IRPJ e CSLL), otimizando os processos de cálculo, aprovação e pagamento.
Parabéns a todos os estudantes envolvidos pelo empenho e incrível trabalho em equipe!
No sábado as empresas BoxTI, Dinamio Tecnologia, TS Solutions – Tecnologia Tributária, SoftExpert – Software for Excellence e Ecar Fleet, junto com Prof. Ivan, participaram do processo de avaliação das apresentações.
Registramos o nosso agradecimento especial a todas as empresas que acreditam e apoiam o potencial de nossos futuros profissionais! O envolvimento de vocês é fundamental para conectar a educação técnica com o mercado de trabalho!
Vale salientar que esta oportunidade é fruto da dedicação dos docentes e discentes de Instituto Federal Catarinense campus Araquari, que permite os discentes sejam cada vez mais preparado para assumir os desafios de mercado de trabalho! E que venham os próximos desafios!
Texto e seleção de imagens: Prof. Mehran Misaghi



