No dia 22 de março de 2023 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto LICA e LIQUI, organizou um momento especial no hall de entrada do Bloco E.
Naquela ocasião, os bolsistas do PIBID apresentaram os cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e Licenciatura em Química para os estudantes dos cursos técnico integrados ao Ensino Médio. Foram montados também três stands atividades e materiais específicos de estudo das áreas agrícola e química. Como comentou a estudante do LIQUI, Yasmin, “Tive a oportunidade, por meio do PIBID, de estar apresentando aos discentes do ensino médio um experimento de oxirredução. Foi uma experiência única estar repassando meu conhecimento de um modo que despertou a curiosidade deles. Com isto, posso afirmar que o momento me inspirou a ser professora e estar mais conectada ao ambiente educacional”.
O momento foi significativo para os bolsistas e de (re)conhecimento para os estudantes do Ensino Médio, a fim de promover uma maior aproximação com os cursos que acontecem no período noturno no IFC Araquari.
O subprojeto PIBID LICA e LIQUI vai trabalhar diretamente com os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária nas disciplinas de Química, Geografia e Biologia. Além destas, algumas ações serão pensadas para os estudantes dos outros cursos técnicos.
Os objetivos do PIBID compreendem:
- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
- Contribuir para a valorização do magistério;
- Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
- Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias a formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Sobre a atividade, uma estudante do Curso Técnico em Agropecuária ainda relatou que “A exposição do PIBID me chamou muita atenção principalmente por ver meus professores de Biologia e Química apoiando o programa, durante as apresentações todos os integrantes foram comunicativos e muito atenciosos na hora atender as dúvidas! Essa divulgação e troca de conhecimento é extremamente importante para ambas partes! Por isso sugiro outras intervenções para troca de experiências com os discentes da graduação e todos os alunos do ensino médio integrado, principalmente para conhecer os cursos de graduação.”
Texto: PIBID LICA-LIQUI, adaptado por CECOM/Araquari
Imagens: PIBID LICA-LIQUI