No dia 17/01/2024, representantes da Secretaria de Assistência Social de Araquari estiveram no IFC para uma reunião com objetivo de tratar da possibilidade de parcerias para melhor atender a comunidade araquariense.
Participaram da reunião o Secretário de Assistência Social, Fábio Lima Júnior, e as equipes dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Araquari. Eles foram recebidos pelo professor Fernando José Braz, eleito diretor-geral do campus para a gestão 2024-2027, neste momento atuando como Diretor-Geral substituto do campus; pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da próxima gestão e atual diretor substituto da pasta, Alessandro Eziquiel Paixão; pela assistente social e Coordenadora do Sistema Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE), Priscila Carvalho Monteiro; pelo Coordenador do Núcleo de Atenção às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), José Luiz Nogueira; e pelo Coordenador de Extensão, Estágio e Egressos, Manuir Schons.
De acordo com a equipe da Secretaria, muitas famílias atendidas pelo CRAS apontam o desejo de que os filhos ou filhas estudem no IFC, mas encontram dificuldades em participar ou de serem aprovados nos processos de classificação e seleção. Além disso, grande parte da população de Araquari não conhece o IFC, tanto em termos de estrutura física e de pessoal, quanto de cursos e serviços ofertados.
Os presentes avaliam que a ampliação e diversificação das ações de divulgação do IFC, o desenvolvimento de projetos de extensão junto aos CRAS e a promoção de eventos abertos à comunidade podem contribuir para que a população conheça melhor a instituição. Além disso, ações de orientação e de preparação para os processos seletivos também podem trazer benefícios. Ainda, a oferta de oficinas e cursos de curta duração pode ser uma oportunidade de aproximar o IFC da comunidade, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento das pessoas.
Outro tema tratado foi com relação às limitações do transporte público no município e dificuldades para o deslocamento entre os diversos bairros de Araquari e o IFC. Ficou acordado que serão realizados estudos da demanda e serão avaliadas possibilidades para o atendimento desse público.
Uma nova reunião foi agendada para alinhamento das ações a serem implementadas em curto e médio prazo. De imediato, havendo o lançamento de novos editais de oferta de vagas, o IFC encaminhará as informações à Secretaria de Assistência Social, para que esta colabore na divulgação junto à comunidade.
O professor Fernando avalia que a parceria será muito importante para que a população de Araquari reconheça o IFC como uma instituição em que as pessoas se sintam incluídas, especialmente nesses espaços em que a presença do Estado é tão necessária.
Texto e Imagens: Gabinete IFC Araquari.