O resultado oficial do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC foi divulgado nesta quinta-feira (16). A relação de candidatos(as) classificados(as) em primeira chamada estão disponíveis na página do certame, que você acessa por meio do link abaixo:
VESTIBULAR UNIFICADO UFSC/IFSC/IFC – RESULTADO OFICIAL
No site, você acessa também o seu Boletim de Desempenho Individual, as orientações para matrícula (mais informações abaixo), dados gerais do Vestibular e as provas e gabaritos do concurso, entre outros documentos.
O Vestibular Unificado teve 23.931 inscritos, que disputaram 6.726 vagas em 200 cursos de graduação distribuídos entre as três instituições. Ao todo, foram 4.296 classificados nesta chamada.
Orientações de matrícula para o IFC
As matrículas para os candidatos aprovados em primeira chamada para os cursos do IFC serão realizadas de 23 a 28 de janeiro de 2025. As informações sobre os procedimentos estão disponíveis no Edital Nº 97/2024, acessível por meio do link abaixo:
EDITAL DE MATRÍCULA IFC – Nº 97/2024
Para fazer sua matrícula, o(a) candidato(a) deve acessar o Portal do Candidato e enviar os documentos solicitados no Edital, dentro do prazo previsto no cronograma. Confira abaixo um tutorial em vídeo sobre o processo:
De acordo com o cronograma disponível no Edital Nº 97/2024, a segunda chamada será divulgada no dia 31 de janeiro, com matrículas de 31/01 a 04/02; já a terceira chamada será no dia 7 de fevereiro, com matrículas de 7 a 10/02. O calendário completo de chamadas e matrículas está no item 2.1 do Edital.
Primeiros colocados recebem homenagens
A divulgação do resultado do Vestibular Unificado ocorreu em cerimônia realizada às 10h, no Centro de Eventos da UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis. O evento contou com uma homenagem aos cinco primeiros colocados em cada instituição e para os cinco primeiros colocados oriundos de escolas públicas, e teve a presença dos reitores do IFC, Rudinei Exterckoter; da UFSC, Irineu Manoel de Souza; e do IFSC, Maurício Gariba Júnior. A pró-reitora de Ensino do IFC, Liane Vizzotto, também compareceu à solenidade.
Confira abaixo os nomes dos homenageados:
Instituto Federal Catarinense – IFC
- 1° lugar: Andressa Cristine de Aguiar (Medicina Veterinária)
- 2º lugar – Julia Warmeling (Medicina Veterinária)
- 3º lugar – Romulo Alves Kuhl (Ciência da Computação)
Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC
- 1° lugar: André Luiz Pavinato Moretto (Engenharia Elétrica)
- 2° lugar: Maria Eduarda Bronzatto Esbizaro (Engenharia Mecatrônica)
- 3° lugar: Renan Laurindo Rosa (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (classificação geral)
- 1° lugar: Guilherme Becker de Araujo Santos (Medicina)
- 2° lugar: Julio Santini Bianco (Medicina)
- 3° lugar: Felipe Lima Lopes Ribeiro (Medicina)
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Escola Pública)
- 1° lugar: Julia de Oliveira Faria (Medicina)
- 2° lugar: Paola Larsen Benvegnu (Medicina)
- 3° lugar: Bárbara Ellen PFLuck (Medicina)
Houve também homenagens para as primeiras classificadas para as vagas suplementares para indígenas e quilombolas da UFSC: Bianca Xistel da Silva e Franciéli Pinheiro, respectivamente. Os primeiros colocados no curso de Pedagogia com ênfase em Educação no Campo do IFC, Eduardo dos Santos, e de Licenciatura em Educação no Campo da UFSC, Juan Ignacio Molina, também foram homenageados — assim como as candidatas que obtiveram as melhores colocações nos cursos de Bacharelado em Letras – Libras da UFSC, Maria Alice de Souza dos Santos; de Licenciatura em Letras-Libras da UFSC, Mariana da Silva Bodenmuller; e de Pedagogia Bilíngue em Libras-Potuguês do IFSC, Luana Machado.
O reitor do IFC, Rudinei Exterckoter, avaliou positivamente a cerimônia de anúncio. “O evento de divulgação dos resultados é um momento muito especial, de muita emoção para os candidatos e, também, para todas as instituições envolvidas. Entendemos que esta ação tem contribuído para ampliar a divulgação de nossa identidade”, disse.
“Esse é o segundo ano que participamos do Vestibular Unificado. O número de candidatos que buscaram nossos cursos se manteve estável”, prosseguiu Exterckoter. “Vamos seguir trabalhando para que este processo possa ser cada vez mais adequado às necessidades do IFC.”
Dedicação e expectativas
As homenagens prestadas aos melhores colocados no Vestibular Unificado foram uma celebração das diversas histórias daqueles estudantes. Nesses diferentes caminhos, o IFC figura não só como a instituição que irá dar continuidade às jornadas de quem escolheu estudar ali, mas também como o ponto de partida de quem começa sua graduação em outras instituições..
O segundo colocado para o curso de Medicina da UFSC, Julio Santini Bianco, é egresso do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Camboriú do IFC, onde estudou de 2018 a 2020. Segundo ele, ter passado pelo IFC foi fundamental para seu sucesso no vestibular. “Com certeza, fez toda a diferença. A grande maioria dos meus professores tinha doutorado ou mestrado. O Campus Camboriú é bem grande, e a gente tinha acesso a laboratórios de Química, Física e Biologia; bibliotecas; salas de estudo em que você podia ter aulas extras com os professores”, afirma. “Eu tive um acesso muito precoce às áreas de Pesquisa e Extensão — e essa é, pra mim, a parte que mais valeu a pena. Participei de feiras científicas, onde pudemos apresentar trabalhos e assistir palestras com pessoas do país todo. Havia muitos eventos abertos ao público, com a e-TIC, a Semana de Hospedagem, a Semana da Agro… é um ambiente apaixonante”.
“O ensino médio, para mim, foi um divisor de águas. Foi ali que eu entendi que existem pessoas com realidades diferentes, vivências diferentes, e eu me identifiquei e me apaixonei por esse ambiente, pela escola pública. Até hoje tenho contato com amigos e professores”, ressalta Bianco . “O importante nem é o conteúdo programático que será cobrado no vestibular; a sua vida não se baseia em passar no concurso. O IFC me ensinou muito mais do que isso – como pessoa, como estudante, como alguém que pretende se iniciar na pesquisa, como um futuro médico. O fato de eu querer estudar em uma universidade federal foi porque eu tive essa experiência no Instituo e, depois de formado, eu pretendo continuar atuando nesses ambientes, fazendo projetos de pesquisa, residência ou especialização. Eu não trocaria o IFC por nada.”
Júlio concluiu o Ensino Médio em 2020 e, desde então, frequentou cursinhos preparatórios em busca da vaga para Medicina. Após dois anos fazendo diversos vestibulares, focou na UFSC; segundo ele, direcionar os estudos para um concurso específico otimiza o aprendizado e a gestão do tempo. O estudante recomenda estudar provas antigas, para compreender bem o modelo de cobrança do exame, e resolver listas de exercícios superar dificuldades específicas.
O estudante aponta também que manter a saúde mental em dia e evitar cair em uma zona de conforto também são atitudes importantes para melhorar o foco nos estudos — além de tentar descartar pressões desnecessárias no dia da prova e responder as questões com tranquilidade.
Para Bianco, a expectativa para o curso de Medicina é bastante alta. “Eu quero ser médico desde criança. Minha mãe é enfermeira aposentada; ela sempre trabalhou na Regional de Saúde em Itajaí, principalmente no setor de Epidemiologia — e acompanhar o dia-a-dia dela no trabalho, conhecer aquele ambiente, me fez ficar fã da área ”. Segundo ele, a Medicina é interessante também por ser muito ampla, com ramificações que atendem aos mais diversos perfis comportamentais e profissionais. “O curso da UFSC é um curso muito bem conceituado, e eu tenho muito interesse na parte e pesquisa e extensão; eu quis cursar uma federal por conta disso, já que a grande maioria das pesquisas do país estão nas universidades federais; os pesquisadores, os congressos, as palestras… tudo gira em torno dessas instituições”, finaliza.
Já para Andressa Cristine de Aguiar, o IFC representa o futuro. Ela foi a primeira colocada para os cursos de Graduação do Instituto, onde obteve uma vaga para estudar Medicina Veterinária no Campus Araquari.
Ela conta que, após estudar dois anos e meio de Arquitetura na UFSC, ela decidiu mudar de curso — e o IFC se apresentou como a opção ideal. “Eu sabia que gostaria de fazer Medicina Veterinária, então pesquisei e descobri que o IFC tinha o curso no campus de Araquari, que é bem perto da minha cidade original. Fomos até lá visitar, e me encantei pelo lugar. Me receberam super bem, tanto professores como alunos; me senti abraçada e aquilo foi muito significativo para que eu não tivesse dúvidas que queria estudar ali — além da estrutura que me agradou bastante.”
A estudante conta que, a partir da decisão de trancar a matrícula na Arquitetura e seguir novos rumos, ela se dedicou totalmente aos estudos por cerca de seis meses. “Consegui entrar em um cursinho, o que me ajudou muito, tanto pelas aulas quanto pelos materiais. Eu assistia as aulas do cursinho a noite, e durante o dia fazia os exercícios ou revisava”, diz.
“Foi uma felicidade tremenda conseguir o primeiro lugar”, comemora Andressa. “Tive muita insegurança se conseguiria passar, já que não estudava os conteúdos fazia um bom tempo; mas, no final, deu tudo certo. Estou com muita expectativa para começar o curso, muito ansiosa. Mesmo que por um tempo tenha seguido um caminho diferente, a Medicina Veterinária sempre foi minha paixão, desde criança; então, ter a oportunidade agora de estudar e seguir essa profissão é muito especial pra mim — e, pelo que conheci do IFC, imagino que terei uma ótima experiência no curso!”
Veja abaixo uma galeria de fotos do evento: