O Projeto de Extensão ReCicLa, realizado pelo campus Araquari e em parceria com o campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense, foi o vencedor na categoria Educação Ambiental do 24º Prêmio Fritz Müller. Os campeões foram anunciados na última segunda-feira, 14 de agosto, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA.
A premiação teve por finalidade reconhecer e premiar empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado. A edição deste ano (2023) teve recorde de inscrições com a participação de 125 projetos ambientais, sendo selecionados 12 cases vencedores e 2 menções honrosas. A entrega do prêmio aos vencedores acontecerá no dia 22 de novembro, na cidade de Florianópolis.
Conheça o programa ReCicLa
O Programa de Extensão ReCicLa, um dos 12 premiados, é composto pelos projetos: Redes Sociais, Plantar Saberes e Culinária do Bem. Seu objetivo é promover a educação ambiental, através de ações integradas, para desenvolver a sustentabilidade visando atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em comunidades vulneráveis, contando com a colaboração de discentes e servidores.
Busca-se a produção e disseminação de conhecimento técnico científico, promovendo a troca de saberes entre a academia e a comunidade, por meio de ações extensionistas. A atuação do projeto se dá, principalmente, na conscientização do descarte e reciclagem de óleo para produção de sabão artesanal, produção de defensivos agrícolas naturais e disseminação de receitas de alimentos utilizando partes não convencionais de frutas (cascas) e verduras (talos e folhas), visando seu reaproveitamento.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Anelise Destefani, “ao longo de sete anos de atuação o programa já atingiu em torno de 10 mil pessoas e produziu 30 produtos testados e adaptados pelos estudantes bolsistas e voluntários, nas áreas de reciclagem de resíduos, produção de bioinseticidas e receitas com reaproveitamento de alimentos e utilização de partes não convencionais de frutas e hortaliças”. Além destes resultados, a docente que coordenava o Núcleo de Gestão Ambiental – NGA do IFC Araquari destaca que o ReCicLa já teve 22 bolsistas e 13 coordenadores/ colaboradores nos diferentes projetos parceiros, até o presente momento.
Saiba mais sobre a premiação
Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza. No ano passado foi comemorado o bicentenário de seu nascimento.
O Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.
O prêmio contempla 12 categorias: Agricultura Sustentável; Conservação de Insumos de Produção (Água); Conservação de Insumos de Produção (Energia); Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre; Controle da Poluição; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Projetos Socioambientais; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos; e Turismo Ecológico e Sustentável.
Conteúdo adaptado por Cecom/Araquari de: ima.sc.gov.br
Informações de: Projeto ReCicLa