Esclarecimentos sobre o processo seletivo e o projeto
Com a publicação do Edital para seleção de bolsistas e voluntários do projeto IFCult, tivemos uma grande procura: foram 47 estudantes inscritos no processo seletivo. Por isso, consideramos pertinente realizar alguns esclarecimentos sobre o processo como um todo.
Como as bolsas foram disponibilizadas?
Para obter as bolsas junto ao Edital 74/2025 da PROEN, o projeto IFCult concorreu com mais de 72 projetos de todos os campi do IFC. Além de ser uma proposta viável e bem fundamentada, foi necessário muito trabalho e a comprovação de atividades realizadas em 2025 junto ao edital de Projeto de Ensino do Campus Araquari. O projeto foi classificado em 13º lugar — e somente os 20 primeiros foram contemplados com bolsas. Portanto, este resultado é fruto de muita dedicação. Todo o processo pode ser visualizado no link:Editais IFC.
Por que um edital aberto para a escolha de bolsistas?
Alguns dos princípios do IFC são a transparência, a publicidade e a disponibilidade equânime a todos os estudantes interessados em projetos extracurriculares. A PROEN, inclusive, solicita que a escolha seja feita preferencialmente por meio de editais, como o que foi apresentado à comunidade escolar.
Compreendemos, entretanto, que tal procedimento muitas vezes gera excesso de expectativa e desconforto, tornando o processo árduo para estudantes e coordenadores. Por isso, pedimos a compreensão dos 44 estudantes inscritos que não foram contemplados com bolsas em um primeiro momento. Gostaríamos que cada interessado pudesse ter a oportunidade de ser bolsista, mas, infelizmente, não há essa possibilidade financeira. Ressaltamos, porém, que essa alta procura nos alerta para o interesse em atividades extracurriculares em sentido geral, e existem outras oportunidades surgindo, como monitorias, projetos de ensino, pesquisa (PIBIC) e outros.
Como funciona a participação dos estudantes no Fanzine?
O IFCult é um Fanzine de participação livre! Os bolsistas e voluntários indicados no edital são apenas os responsáveis pela montagem, diagramação e editoração. Mas eles não são os únicos a redigir reportagens ou publicar trabalhos; muito pelo contrário, o jornal é feito por todos os estudantes. Todos podem participar com publicações, desenhos, charges, poemas e outras formas de expressão.
Além disso, o objetivo é criar um grupo de apoio à divulgação de trabalhos artísticos e temas relevantes no campus. As reuniões do grupo acontecem normalmente às sextas-feiras, das 12h20 às 13h (horário e local exatos serão divulgados pelo campus). A presença nas reuniões e as publicações feitas geram certificados de participação ao final do ano:
- Reunião: 1 hora de certificado.
- Publicação ou atividade correlata: 2 a 3 horas (dependendo da demanda).
Quais critérios foram utilizados para a seleção?
Os trabalhos apresentados pelos candidatos revelaram um nível de qualidade artística impressionante. A seleção, porém, não pretendeu “dar nota” à arte em si, mas baseou-se em critérios de editoração e continuidade dos objetivos do Fanzine:
- Continuidade: Valorização de participantes que já atuavam como voluntários em 2025.
- Assiduidade e resiliência: Valorização dos alunos que não desistiram do projeto mesmo diante de dificuldades.
- Organização e participação na comunidade: Engajamento em outras atividades extracurriculares em 2025.
- Equidade entre cursos: Busca por estudantes de todos os cursos técnicos, aumentando o alcance do Fanzine no campus.
Por que uma lista de classificação sem notas numéricas?
A PROEN solicita uma lista de classificação, sendo os três primeiros colocados os bolsistas, e o 4º e 5º os voluntários (e eventuais substitutos). Consideramos inadequado divulgar notas numéricas de desempenho, pois elas não traduzem de forma consistente a qualidade dos alunos ou de suas proposições. A lista de classificação divulgará apenas os 15 primeiros colocados; entendemos não haver necessidade de exposição das demais posições.
Convite final
Criar e manter uma publicação física de fanzine em um mundo digital, invadido por IAs que produzem conteúdo “pseudoartístico”, é um desafio do nosso tempo. Precisamos muito de todos os talentos que apareceram nesse processo, mas também daqueles que muitas vezes não encontram espaço para se expressar.
Venham construir o IFCult! Precisamos de vocês!
Coordenação do Projeto
PROJETO IFCult – Fanzine – Lista de Classificação
-
Hallana Victoria de Moura – 2info2 – (Bolsista)
-
Giulia Beltrão de Souza Ostroski – 2quimi – (Bolsista)
-
Ana Laura Hostin – 3agro1 – (Bolsista)
-
Laura Luciano Werner – 2info1 – (Voluntário)
-
Pedro Vinicius Ipuchima Mendonça – 1quimi1 – (Voluntário)
-
Lorena Laurentino Coneglian – 2quimi
-
Ana Luisa Cantú – 2agro1
-
Anita Hagedorn Gonçalves – 1info2
-
Luisa Cherici Ceccato – 1quimi2
-
Leticia Lais da Rosa – 2agro2
-
Emanuel Pedrozo Rosa – 1info2
-
Elis Irene Kolosque da Conceição – 1quimi1
-
Fatima Beatriz da Costa – 2agro1
-
Arthur Cândido Benk – 3info1
-
Cauê Joaquim De Lemos Kreutz – 3info1
