O II InovEPT – Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica – ocorreu entre os dias 07 e 09 de maio de 2024, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília – Distrito Federal.
O docente do IFC Araquari, Marco Antonio Torrez Rojas, esteve presente no evento para difundir os resultados obtidos com a execução dos trabalhos realizados a partir do Edital IFES nº 88/2022, em parceria com a SETEC/MEC. O edital diz respeito a projetos de iniciação tecnológica de instituições da RFEPCT (Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) para o desenvolvimento de ações de formação em programação e/ou robótica e/ou cultura maker para estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das redes públicas de ensino.
Na oportunidade, houve a socialização de experiências e comemorou-se o resultado positivo das atividades do projeto denominado “Iniciação tecnológica e cultura maker utilizando Linguagem de Programação Visual empregando metodologias ativas para estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino”.
Como explicou o professor Rojas, “em nível nacional, aproximadamente 50 mil alunos do Ensino Fundamental II, de escolas municipais, foram atendidos pelas inciativas do projeto. Por parte do IFC, 350 alunos da região foram atendidos e mais 90 alunos do curso técnico em informática do campus“.
Apesar de ter como foco principal a publicização de resultados do projeto, o docente ainda afirmou que “foi igualmente proveitosa a participação em palestras e oficinas, envolvendo o ambiente de inovação, empreendedorismo e perspectivas futuras no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Destaque especial também para as discussões sobre possibilidades de fomento, bem como captação de recursos”, todas essas informações e experiências que serão compartilhadas com seus pares, conforme finaliza o professor.
Conheça o InovEPT
O InovEPT tem como objetivo articular com gestores, lideranças e pesquisadores sobre os principais direcionadores para criação de um ecossistema de inovação na EPT. Além disso, visa apresentar e discutir desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica. O Encontro está dividido em três eixos: a) iniciação tecnológica; b) pesquisa, desenvolvimento e inovação; e c) empreendedorismo de base tecnológica. O evento contará com diferentes atividades, entre palestras, oficinas e apresentações, divididas entre os três eixos.
Texto adaptado de: Professor Marco Antonio Torrez Rojas, por: CECOM/Araquari
Imagens: Professor Marco Antonio Torrez Rojas