• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Araquari > Notícias > Política de Atendimento Estudantil do IFC vai orientar programas e ações voltadas aos discentes

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
    • Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Agropecuária
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Informática para a Internet
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Química
    • Ensino Superior - Bacharelado em Agronomia
    • Ensino Superior - Bacharelado em Medicina Veterinária
    • Ensino Superior - Bacharelado em Sistemas de Informação
    • Ensino Superior - Licenciatura em Ciências Agrícolas
    • Ensino Superior - Licenciatura em Química
    • Ensino Superior - Tecnologia em Redes de Computadores
    • Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio - Agrimensura
    • Pós-Graduação
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia e Tecnologia da Informação
  • PROPESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Política de Atendimento Estudantil do IFC vai orientar programas e ações voltadas aos discentes

Segunda-feira, 20 de junho de 2022

O Instituto Federal Catarinense (IFC) instituiu, a partir do dia 25 de maio, sua Política de Atendimento Estudantil. O documento, construído de forma colaborativa por representantes da comunidade acadêmica, é a referência oficial para a execução de programas e ações relacionadas ao atendimento ao estudante do IFC, contendo os princípios e objetivos que vão nortear as iniciativas de acolhimento, a permanência e o êxito dos estudantes na instituição.

Clique aqui para acessar a Política de Atendimento Estudantil do IFC

A Política tem como objetivo geral “ promover o atendimento integral e interdisciplinar ao estudante, visando a colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, a saúde, o bem-estar, a permanência e o êxito estudantil”. Para tanto, prevê a execução dos seguintes programas e ações — cada um deles, descrito com detalhes pelo documento:

  • Inclusão e diversidade;
  • Atendimento multiprofissional;
  • Promoção da saúde;
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE);
  • Apoio aos movimentos estudantis;
  • Alimentação escolar;
  • Programa de Auxílios Estudantis (PAE);
  • Moradia estudantil;
  • Incentivo à participação em eventos e visitas técnicas;
  • Cultura e esporte;
  • Monitoramento dos índices institucionais de permanência e êxito.

Construção coletiva

“A política é foi construída em conjunto com todos os campi, por meio do trabalho das equipes de atendimento ao estudante, e tem por objetivo regulamentar as políticas e ações previstas para o discente na nossa instituição”, explica a coordenadora-geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC, Iara Mantoanelli. “Além de servir como base para as iniciativas do IFC voltada para os discentes, ela serve também como fonte de informação para os estudantes sobre quais são seus direitos e que ações existem para seu atendimento”.

“A elaboração da Política era um desejo desde 2011; porém, não conseguíamos reunir toda a comunidade para produzirmos um documento único”, conta Iara. Essa situação mudou em 2019, com a realização de um evento reunindo as equipes de atendimento ao estudante de todos os campi. “A partir daí, nós montamos uma comissão, com a participação de representantes de todas as unidades, para construir a proposta. Tivemos também a contribuição de estudantes que compuseram o grupo”. A minuta desenvolvida durante este processo foi então submetida à apreciação da comunidade acadêmica, por meio de uma consulta pública. Após esse trabalho, o documento passou ainda pela aprovação do Consepe e do Consuper antes de entrar em vigor.

A coordenadora-geral acrescenta ainda que a Política não é um documento estático. “Ela será constantemente revisada, conforme a instituição aumentar as suas ações, para que permaneça sempre atualizada”.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Andréa Santana

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.
WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Abrir bate-papo