A campanha Outubro Rosa é um momento de mobilização social para reforçar as mensagens sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Essa campanha vem sendo considerada uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde.
O que é Câncer de mama? É um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente, outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.
O que causa câncer de mama? Não há uma causa única, fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos aumentam o risco de desenvolver a doença. O risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
FIQUE ATENTA AOS SINAIS E SINTOMAS SUSPEITOS!
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor. E a principal manifestação da doença.
- Alteração no bico do peito (mamilo)
- Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja.
ATENÇÃO: Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.
Prevenção do Câncer da mama
- Consultar regularmente médico ginecologista/mastologista para avaliação.
- Recomenda-se que as mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos realizem a mamografia de rotina – chamada de rastreamento – a cada dois anos.
- Homens trans e pessoas não binárias, designadas como mulheres ao nascer e que mantêm suas mamas, também estão incluídos nessa recomendação.
- E as mulheres antes dos 50 anos?
- Antes da menopausa as mamas são mais densas (consistentes) e a mamografia de rastreamento não é indicada, pois gera muitos resultados incorretos.
- Fazer a mamografia de rotina na faixa etária recomendada, reduz a mortalidade por câncer de mama e os benefícios superam os riscos. Saiba mais sobre benefícios e riscos do rastreamento em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama
Como as mulheres podem realizar os exames? Elas devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa para serem orientadas e encaminhadas.
E qual orientação para as mulheres com história familiar de câncer de mama? Mulheres que tenham mãe, irmã ou filha com história de câncer de mama antes dos 50 anos ou câncer de ovário (em qualquer idade) devem conversar com o médico para avaliar seu risco e a conduta a seguir.
É possível reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama? Sim, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e adotar hábitos alimentares saudáveis.
Olhe, sinta e perceba o que é normal em suas mamas. Em casos de alterações persistentes, procure um posto de saúde.
O que é o câncer de colo de útero? É um tumor (multiplicação anormal das células) que se desenvolve na parte inferior do útero, chamada “ colo ” que fica no fundo da vagina.
O que causa o câncer de colo de útero? O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. A infecção pelo HPV é muito comum. Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo de suas vidas. A maior parte dos casos regride espontaneamente. Quando isso não ocorre, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que, se identificadas e tratadas adequadamente, possibilitam prevenir a progressão para câncer.
É possível prevenir o câncer de colo de útero? Sim, com a vacinação do HPV, antes do início da vida sexual e da realização do exame preventivo (papanicolau).
O que é o exame preventivo? E o exame que identifica possíveis lesões causadas pelo HPV. É colhido o material do colo do útero e enviado para análise no laboratório. O exame é simples e rápido.
Quem deve fazer o exame preventivo? O exame deve ser oferecido às mulheres, ou a qualquer pessoa com colo de útero, incluindo homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer, na faixa etária dos 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual.
Quem deve tomar a vacina contra o HPV? Meninas e meninos de 9 a 14 anos, pois a proteção desses grupos é maior do que nos adultos.
A vacina e o exame preventivo estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde próximo de sua casa.
Fonte: INCA, 2024