O território do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari é cortado por uma linha férrea, atualmente sob concessão da empresa Rumo, sendo 15 metros de cada lado da linha considerados área de domínio federal (ou seja, não pertencentes ao campus).
Localizada dentro dos limites do campus Araquari, mas em área de concessão federal, uma ponte de ferro passará por obras de manutenção nos próximos meses, com os trabalhos previstos para durar cerca de meio ano.
Nesta segunda-feira (10), em reunião entre a Equipe de Gestão do IFC Araquari e representantes da empresa contratada pela Rumo, ficou definido que o canteiro de obras para a manutenção da ponte será instalado na área da linha férrea, sem ocupar o espaço do campus. A área será também devidamente isolada para garantir a segurança durante a execução da obra.
Contudo, a única forma de acessar a ponte é por uma estrada aos fundos do setor de bovinocultura leiteira do campus, ou seja, é necessário passar por dentro da instituição para acessar a área da obra. Embora a estrada esteja em condições precárias, ela será utilizada pela equipe que trabalhará na manutenção da ponte.
Como parte da parceria firmada durante a reunião desta semana, o IFC Araquari autorizou o trânsito dos trabalhadores e maquinários pelo campus e, em contrapartida, a empresa se comprometeu a realizar a pavimentação do trecho de aproximadamente 1 km que leva até a ponte. A melhoria facilitará o acesso da equipe de vigilância e permitirá a chegada de maquinários da escola-fazenda a áreas próximas à ponte, utilizadas para aulas práticas e atividades produtivas.
Além disso, a empresa fará o nivelamento e a recuperação do piso da área de silagem, usada para a produção de alimento destinado aos bovinos do campus.
Essas tratativas reforçam o compromisso do IFC Araquari em buscar soluções conjuntas para promover melhorias na infraestrutura e beneficiar a comunidade.