O Instituto Federal Catarinense Campus Araquari está alterando seu regulamento sobre uniformes escolares para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A definição foi tomada após reunião do Conselho do Campus (Concampus), no dia 24 do mês de abril de 2023.
Até que a nova regulamentação seja construída, está em vigor a PORTARIA Nº 125 / 2023 – GAB/ARAQ que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de uniforme escolar e de equipamentos de proteção individual e dá outras providências. Este documento será válido enquanto a nova regulamentação é elaborada por comissão específica, criada para pensar em conjunto sobre a composição do uniforme, formas de acompanhamento de uso, entre outros tópicos.
Considerando a necessidade de identificação dos estudantes, seja para controle interno e também por questões de segurança, a obrigatoriedade do uso de uniformes está mantida para as camisetas, sendo facultado o uso de casacos e blusas de moletom. Para o momento, serão aceitas as camisetas do modelo já vigente, bem como aquelas já elaboradas por grupos ou projetos, para eventos e afins.
Na quinta-feira (18/05/23), o professor Cleder Alexandre Somensi, diretor do IFC Araquari, esteve reunido com membros do Grêmio Estudantil Apoena para escutar também sobre as necessidades da comunidade discente sobre o tema. Desta reunião, ficou acordado que o Grêmio indicará 5 (cinco) estudantes para comporem um grupo de trabalho (GT) para a definição das regras (modelo, tipos, formas e uso) sobre o novo uniforme, que será válido a partir de 2024.
O professor Cleder reforçou a importância do uso dos itens de identificação estudantil em todos os ambientes escolares, a partir da recomendação do Conselho do Campus, que também trouxe preocupações pertinentes quanto ao atual custo dos mesmos, locais de fabricação e identificação dos usuários, questões que poderão ser trabalhadas pelo GT que discutirá o novo modelo a ser válido a partir do próximo ano.
Doe os uniformes que você não utiliza mais
A instituição está organizando também uma campanha para que os próprios estudantes doem seus uniformes usados. Muitos alunos e ex-alunos possuem camisetas e até casacos que já não utilizam mais e podem auxiliar aqueles que não possuem condições para aquisição de novos.
Para auxiliar no recolhimento dos uniformes doados, a equipe do Sisae estará recebendo os itens doados em suas salas, no térreo do Bloco E, diariamente entre 07h e 19h. Outro ponto de arrecadação é o Gabinete da Direção-Geral, com atendimento entre 08h e 17h.
Veja os pontos principais sobre este momento de transição de regulamento:
- Os uniformes permanecem obrigatórios para estudantes do Ensino Médio;
- Será composta uma comissão com integrantes da comunidade escolar para criação de um novo regulamento sobre uniformes (que incluirá novo modelo, formas de controle, entre outros)
- Equipamentos de Proteção Individual não são considerados uniformes, mas são também obrigatórios em ambientes de aulas práticas pré-definidas.
- Estudantes e egressos podem doar uniformes no SISAE e Gabinete da Direção-Geral.