O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do IFC Araquari promoveu 12 atividades durante a IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), abordando temas relativos à conscientização ambiental, sustentabilidade e o meio ambiente de modo geral.
Entre as ações, destacaram-se as trilhas ecológicas interpretativas pelo campus e oficinas de bonsai (04 e 05/11), onde os participantes puderam explorar práticas ambientais e o cultivo de plantas em miniatura. A oficina de compostagem (04/11) incentivou a construção de um futuro sustentável, enquanto outra atividade promoveu a criação de sabão artesanal (04 e 05/11), unindo aprendizado e preservação.
Além dessas, a programação contou com palestras sobre mobilidade urbana (04/11), gestão ecossistêmica na Baía Babitonga (04/11), biodiversidade da Mata Atlântica (06/11) e combate ao tráfico de animais silvestres (06/11). A programação também incluiu a oficina “Culinária do Bem” (05/11), que ensinou receitas utilizando “sobras” de alimentos, incentivando o aproveitamento integral dos ingredientes e a redução de desperdício. Ainda, a atividade “Cuidando de quem não tem voz” (06/11), tratou do papel do cidadão na questão do abandono de animais e da saúde de animais domésticos.
O que é o NGA?
O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do Instituto Federal Catarinense (IFC) foi criado para desenvolver e implementar políticas de sustentabilidade ambiental no campus. Atuando na educação e conscientização, o NGA promove iniciativas que integram a preservação do meio ambiente à comunidade escolar, ajudando a garantir o cumprimento da legislação ambiental vigente.