A professora Simone Machado Pereira, do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, lançou o livro infantil “Nem todo heroi usa capa”, uma obra gratuita que apresenta às crianças o trabalho dos cães de assistência e promove valores como inclusão, empatia e respeito à diversidade.
De forma leve e envolvente, a autora apresenta Luna, Max, Amora, Lola, Tom e Nina, cães que ajudam pessoas com diferentes tipos de deficiência a viver com mais autonomia, segurança e alegria. O livro está disponível gratuitamente em formato flipbook e PDF, e em breve também será lançado em audiolivro, ampliando o acesso de pessoas com deficiência visual.
A motivação para escrever a obra nasceu da experiência pessoal da professora, mãe de um menino de seis anos que é usuário de um cão de assistência para pessoas com autismo. A labradora Pitaya, que está em fase final de treinamento no Centro de Formação de Treinadores de Cães-guia e Inclusão @caoguia.ifc.oficial do IFC Camboriú @ifc.oficial.camboriu, inspirou a história e reforçou o desejo de Simone em sensibilizar a sociedade sobre o papel desses animais.
Segundo a autora, a ideia surgiu da dificuldade de acesso enfrentada em alguns ambientes. “Muitas pessoas não sabem o que é um cão de assistência nem como agir diante de um. As crianças geralmente demonstram curiosidade, mas os adultos, por desconhecimento, acabam impedindo o acesso antes de se informarem. O livro surgiu como uma forma de educar e aproximar as pessoas dessa realidade”, explica Simone.
📘 O livro “Nem todo herói usa capa” pode ser acessado gratuitamente no link acessar site e no perfil oficial no Instagram: @nem.todo.heroi.usa.capa
Mais sobre a autora:

Simone Machado Pereira Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2004) e título de Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2008). Atua desde 2010 como docente no Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, ministrando as disciplinas ligadas à anatomia e embriologia animal e medicina de animais selvagens, desenvolvendo projetos de pesquisa, ensino e extensão correlatos à estas áreas. Mãe atípica de um menino com autismo, é Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami. Atua como colaboradora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do IFC Campus Araquari, no atendimento de alunos neurodivergentes do ensino superior.
Texto: CECOM Araquari. Imagens: Divulgação/Simone M. Pereira



