O Painel de Integração é uma atividade destinada aos estudantes dos cursos técnicos do IFC Araquari, criado com o objetivo de aproximar diferentes áreas do conhecimento por meio de ações interdisciplinares que estimulem o trabalho coletivo e o protagonismo estudantil.
Buscando entender melhor as origens e a importância desse evento, conversamos com quatro professores: Greice (Filosofia), Edvanderson (Geografia), Katia (Matemática) e Jonathan (Educação Física). Todos estavam presentes na instituição durante o processo inicial e contribuíram para a construção do projeto. Eles aceitaram compartilhar suas lembranças sobre a origem do Painel, que você confere a seguir.
Origem do Painel
O Painel de Integração foi criado em 2014, entretanto só passou a ser parte da Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE) em 2016. Segundo os professores entrevistados, o evento surgiu com o objetivo principal de fazer a integração das disciplinas e dos cursos, cumprindo com um dos propósitos da instituição.
O professor Jonathan explicou que o painel seria um momento em que alunos de diferentes cursos, turmas e anos poderiam se juntar para desenvolver um tema, integrando pelo menos três disciplinas. Além disso, o projeto aproximaria o campus das famílias dos alunos e do público externo.
A junção do painel com a SEPE ocorreu com a finalidade de unir todas as semanas acadêmicas em um único período, formando assim um grande evento. Segundo a professora Greice, essa união “tornaria o projeto mais atraente no sentido de que quem fosse avaliar, olharia e pensaria, nossa, mas esse projeto faz uma integração muito boa”. Ela também comenta que, no mesmo ano, o projeto recebeu o incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
Primeiros anos: Painel no ginásio
Os Painéis de Integração de 2016 a 2019 foram realizados no ginásio e possuíam um caráter de feira de ciências. Cada grupo tinha um estande para apresentar seu trabalho e podia decorá-lo com a temática de sua pesquisa. De acordo com os professores, esse modelo de apresentação estimulava a criatividade dos alunos e aumentava o interesse deles pelo painel.
Painel de Integração de 2016
O professor Edvanderson relembrou, em sua entrevista, as apresentações dos alunos e comentou: “Na memória tenho várias imagens dos alunos apresentando, que eram trabalhos de alta qualidade. Dava para ver como os estandes eram bem organizados, como se fosse um evento científico que as universidades fazem e os alunos acabavam replicando […] então acabavam sendo grandes eventos, que a galera tinha uma expectativa o ano todo para chegar”.
Registro do painel de 2017
Registro do Painel de 2018
A professora Katia, uma das idealizadoras do painel, relatou que o evento era um momento em que os alunos podiam explorar temas de interesse próprio, trazendo assim suas vivências, além de terem a oportunidade de estudar e mostrar suas aptidões para a comunidade escolar. Ela ainda ressaltou que o evento não movimentava somente os alunos, mas também a família dos próprios. Segundo ela: “É legal também que há envolvimento das famílias, porque eu já vi muitos pais trazendo caixas, martelando no dia, ajudando os alunos a montar.”
Registros de estandes dos paineis de 2016, 2017 e 2019
Dessa forma, o Painel de Integração se tornou, nessa época, parte essencial da experiência de estudar no IFC Campus Araquari, visto que era um evento muito aguardado por alunos e professores.
Painel durante a pandemia
Durante a pandemia, por causa da impossibilidade de eventos presenciais, o Painel de Integração foi realizado de maneira remota. Segundo relatos, foram transmitidas online diversas palestras, lives com egressos, apresentações feitas pelos alunos, etc.
Reconstrução do Painel de Integração
Após o período da pandemia, com a volta das atividades escolares presenciais, o Painel de Integração teve que passar por uma reconstrução. Devido ao corte de verbas destinadas à educação em 2022, tornou-se financeiramente inviável realizar o evento em sua estrutura tradicional. Isso porque, segundo descrições, para fazer o evento no ginásio, seriam necessários os estandes e uma estrutura elétrica adequada, exigências desafiadoras naquele momento.
Assim, o Painel teve que ser modificado: em 2022 e 2023, cada grupo tinha uma sala para realizar sua apresentação para seus avaliadores. No ano passado, o Painel voltou a ser realizado em um formato de feira de conhecimentos, porém, em vez de acontecer na quadra, foi realizado nos blocos A, B e E.
Painel como benefício para os alunos
Quando questionados sobre os benefícios que o Painel oferece aos alunos, em síntese, os professores responderam que ele é um espaço no qual a criatividade dos alunos floresce.
“O painel é um evento máster da SEPE, porque os alunos trazem a cara deles para o evento”, comentou a professora Katia
Além disso, a professora Greice ressaltou que o evento consegue “Fazer com que capacidades potenciais que vocês [alunos] têm, que às vezes a gente [professores] não consegue explorar no dia a dia normal dá escola, apareçam”.
Projeto Painel de Integração – Novos Rumos – Comunicação. Grupo ADCE
Integrantes: Ana, Emili, Isabelli, Júlia, Luiz e Rafaela