• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Araquari > Notícias > Meio ambiente e pesquisa: IFC oferta mestrado profissional com foco em soluções sustentáveis

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
    • Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Agropecuária
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Informática para a Internet
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Química
    • Ensino Superior - Bacharelado em Agronomia
    • Ensino Superior - Bacharelado em Medicina Veterinária
    • Ensino Superior - Bacharelado em Sistemas de Informação
    • Ensino Superior - Licenciatura em Ciências Agrícolas
    • Ensino Superior - Licenciatura em Química
    • Ensino Superior - Tecnologia em Redes de Computadores
    • Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio - Agrimensura
    • Pós-Graduação
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia e Tecnologia da Informação
  • PROPESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Meio ambiente e pesquisa: IFC oferta mestrado profissional com foco em soluções sustentáveis

Quinta-feira, 24 de março de 2022

Lançado recentemente, o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), das Nações Unidas (ONU) mostra que o aquecimento global está causando danos irreversíveis à natureza. Portanto, são urgentes as ações de cooperação entre governos, setor privado e sociedade civil para promover mudanças sustentáveis. *Segundo Hans-Otto Portner, vice-presidente do Grupo de Trabalho II do IPCC, “a evidência científica é inequívoca: a mudança climática ameaça o bem-estar humano e a saúde do planeta”.

No Brasil, março é um mês de debates sobre a causa ambiental, pois possui três datas dedicadas ao tema: Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16); Dia Internacional das Florestas e da Árvore (21) e Dia Mundial da Água (22).

Ciente da necessidade do comprometimento coletivo pela conservação e preservação ambiental, no Instituto Federal Catarinense (IFC) são realizadas diversas ações específicas para consumo consciente de água e energia, redução na geração de resíduos e descarte correto dos materiais, aproveitamento da luz e ventilação naturais nos ambientes, redução do uso de papel com a implantação de processos online, técnicas aplicadas para a produção mais sustentável em suas unidades agrícolas, entre várias outras atitudes incorporadas no cotidiano das 16 unidades da instituição.

Porém, a atuação do IFC na temática ambiental não se limita às práticas internas. Os assuntos voltados ao meio ambiente estão presentes no currículo de diversos cursos e em projetos de extensão, pesquisa e inovação, com objetivo de produzir conhecimento e contribuir para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento sustentável nacional.

 

Vista aérea do IFC Campus Araquari

Entre os cursos do IFC, que abordam diretamente as novas tecnologias e soluções para conservação e uso sustentável de recursos naturais, está o mestrado profissional em Tecnologia e Ambiente oferecido no IFC Campus Araquari, desde 2019.

Professor Cleder Alexandre Somensi, diretor-geral do campus e doutor em Ciência e Tecnologia Ambiental, observa que “as três pautas ambientais de março possuem forte relação com o mestrado profissional em Tecnologia e Ambiente, quando observados os objetivos do curso, que tem como área de concentração o Desenvolvimento de Processos e Tecnologias Ambientais, em especial no que se refere à busca por estratégias de manejo e conservação dos recursos naturais, incluindo os ecossistemas aquáticos e terrestres”.

Integrante do corpo docente do mestrado e coordenador das primeiras turmas do curso, Somensi explica que o curso foi criado para minimizar os impactos ambientais causados pelo crescimento populacional e produtivo na região de atuação do campus. “Com a expansão acelerada da cidade de Araquari e o seu entorno, entre 2016 e 2017, além da importância sócio-ambiental do Complexo Hídrico da Babitonga, da produção de alimentos nas propriedades rurais e do pólo industrial da região de Joinville, percebeu-se a necessidade regional por tecnologias de monitoramento, remediação e valorização ambiental. Essas condições motivaram a equipe IFC a iniciar a construção do curso, com foco na qualificação de profissionais ligados a estas temáticas, considerando também na proposta às ações de educação ambiental e às interações socioambientais”, revela o professor.

No mestrado são trabalhadas duas linhas de pesquisa: desenvolvimento rural sustentável e tecnologias ambientais. Por ser no formato de mestrado profissional, o curso oferece soluções e/ou alternativas mais próximas das necessidades reais para a produção sustentável. “A temática ambiental, naturalmente interdisciplinar, é abordada preferencialmente de forma aplicada, na busca constante de atendimento a necessidades reais e prementes. Não obstante, o ineditismo das abordagens e a geração de produção técnica e bibliográfica também são consequências dos trabalhos aplicados, com produtos que vão desde materiais educacionais, mapas de vulnerabilidade socioambiental, novas legislações, propostas de melhorias na gestão da propriedade rural, artigos científicos diversos, entre outros. O curso fortalece as ações do IFC na conscientização da comunidade sobre o uso dos recursos naturais e a busca por processos economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente amigáveis”, destaca Somensi.

Totalmente gratuito, o mestrado profissional em Tecnologia e Ambiente tem duração de até dois anos e oferta anualmente 25 vagas, por meio de processo seletivo. Para saber mais sobre o curso e as formas de ingresso, acesse aqui a página do mestrado.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Foto: vista aérea do Campus Araquari (arquivo institucional)
*Fonte: site da ONU (https://news.un.org/pt/)

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.
WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Abrir bate-papo