Entre os dias 26 e 28 de abril de 2023, o curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) do campus Araquari do Instituto Federal Catarinense (IFC) passou pelo processo de Renovação de Reconhecimento de Curso, conduzido pelo MEC, obtendo como resultado o conceito final 4 (a nota máxima para tal avaliação é 5).
O reconhecimento de curso, assim como as suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual com diversas etapas, incluindo a análise, por parte das avaliadoras, de diversas informações através de documentos legais da instituição, reuniões com docentes e discentes do curso, encontros com a gestão do campus e coordenação de curso.
Além disso, outro ponto importante é a visita virtual pelas dependências do campus, realizada em transmissão simultânea com as avaliadoras, passando por diversos setores, além das unidades de ensino e aprendizagem, laboratórios, salas de aula, de professores e de técnicos administrativos de todo o campus.
Para o processo avaliativo, são verificados inúmeros indicadores, distribuídos em três dimensões: 1. organização didático-pedagógica; 2. Corpo docente e tutoria; e 3. Infraestrutura, o corpo docente e técnico-administrativo ofertados aos estudantes do LICA. Em especial, o curso avaliado teve grande avanço nas notas obtidas em cada dimensão, comparada às notas do primeiro reconhecimento:
- Dimensão 1: de 3,9 para 4,33
- Dimensão 2: de 4,2 para 4,89
- Dimensão 3: de 3,5 para 4,09
A avaliação foi realizada por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
“Esta conquista representa a qualidade do ensino ofertado no Instituto Federal Catarinense, ela é fruto do trabalho em conjunto de todos os servidores do campus para proporcionarem o melhor aos nossos estudantes. Uma avaliação tão positiva demonstra que estamos no caminho de uma formação emancipatória e de excelência para nossa comunidade”, destaca a Coordenadora Geral do Ensino Superior, do IFC Araquari, Marlise Pompeo Claus.
Todo o processo de avaliação contou com a participação ativa de docentes, técnicos administrativos e estudantes, tendo à frente de todas as atividades realizadas a Coordenação da LICA, prof. Fernando José Braz, a coordenação adjunta do curso, a Coordenação-Geral dos Cursos Superiores, Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, Direção de Infraestrutura e Produção, Direção de Administração e Planejamento, Direção-Geral e Gabinete da Direção, dentre tantos outros setores envolvidos nos trabalhos.
Texto: Raquel Rybandt – CECOM/Araquari
Imagens: Siriane Lunardi