Teve início nesta segunda-feira (23/06), no Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, a quarta edição do Simpósio de Debates Sobre o Ensino de Química (SIDEQ). Realizado de forma presencial e gratuita, o evento é voltado à troca de experiências, reflexões e práticas no campo da formação docente em Química, e segue com programação até o dia 27 de junho de 2025.
A abertura do IV SIDEQ foi marcada por momentos de grande inspiração para os estudantes e participantes. O jornalista e comunicador Marcos Pereira, apresentador do Jornal da Jovem Pan Joinville, conduziu uma palestra sobre oratória. Com uma abordagem dinâmica, ele destacou como a capacidade de se expressar com clareza, segurança e empatia é fundamental para o ambiente educacional e profissional, especialmente para quem atua como educador.
Na sequência, o público participou de uma roda de conversa sobre mobilidade internacional, conduzida pelos egressos Marilha Caetano e Bernardo Gonçalves Radtke dos cursos de Licenciatura do campus, que compartilhou sua experiência acadêmica e pessoal vivida durante um intercâmbio de seis meses em Portugal. O bate-papo trouxe valiosas reflexões sobre os ganhos culturais, acadêmicos e profissionais que esse tipo de vivência pode proporcionar aos futuros docentes.
O SIDEQ é uma iniciativa de professores do curso de Licenciatura em Química e tem como principal objetivo socializar práticas e experiências pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos (PPE) I e III, além dos Estágios Supervisionados I e III. O evento também se consolida como um espaço essencial para que os estudantes desenvolvam um olhar crítico e ampliado sobre sua futura atuação profissional.
Mais do que um espaço de exposição de trabalhos, o simpósio se firma como um momento formativo, integrador e transformador, contribuindo para uma formação profissional sólida e uma formação humana integral. Iniciativas como o SIDEQ reforçam o compromisso do IFC com a qualidade da formação docente, o incentivo à pesquisa e à internacionalização, além da valorização do protagonismo estudantil.
A programação do IV SIDEQ continua ao longo da semana com oficinas, apresentações de trabalhos, mesas-redondas e outras atividades formativas.
Texto: Prof. Dr. André Luis Fachini de Souza
Imagens: Divulgação