Cada vez mais o Instituto Federal Catarinense tem buscado promover e incentivar atividades de internacionalização, tanto para seus servidores, quanto para os estudantes. Isto, principalmente após o ano de 2020, quando foi aprovada a Política de Internacionalização da Educação do Instituto Federal Catarinense.
Em Araquari, a fim de facilitar este processo, o professor Delano Dias Schleder foi nomeado como articulador no campus. O docente realizou, em 2021, um levantamento sobre o tema para mapear ações que já haviam sido executadas pelos servidores (veja aqui o relatório completo).
Dentre as atividades levantadas, Delano destacou o estágio de três meses em astro-bioquímica, da servidora técnico-administrativa Maika Lazzaris, no Centro Aerospacial Alemão, na cidade de Bonn, na Alemanha. Outro servidor que teve ações significativas no âmbito da internacionalização, foi o docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Ambiente, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, que leciona também na Universidade de Cuyo (Argentina) e na Universidade del Bosque (Colômbia).
Outras ações, principalmente em nível de pós-graduação, são comuns entre os servidores do campus. Este é o caso do professor Fábio Longo de Moura, doutorando em Tecnologias e Sistemas de Informação, pesquisador do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho Campus Azurém, em Guimarães – Portugal.
_
Prêmio Internacional
No último mês de março o artigo “A Grammar For Information Systems and Technology Competencies” foi escolhido na International Conference on Information Systems 2022 para receber o prêmio “Outstanding Paper Award”, como um dos destaques entre os papers da Conferência.
O paper é da autoria de Filipe de Sá-Soares e Fábio Longo de Moura, ambos pesquisadores do grupo Information Systems and Technologies for Transformation of Organizations and Society (ISTTOS), do Centro ALGORITMI, da Universidade do Minho – em Portugal.
O trabalho é parte da pesquisa de doutorado do professor Fábio, orientado pelo docente José Filipe Sá Rodrigues Soares, do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Esta pesquisa auxiliará, fundamentalmente, para que as contratações de profissionais da área de Tecnologias de Sistemas de Informação sejam feitas de maneira mais assertiva.
A pesquisa teve ao todo 25.744 atributos profissionais identificados, sendo desses 9.740 relacionados às competências a nível de indivíduo. Apenas para esta etapa foram 9 meses de trabalho, culminando na identificação do perfil profissional de cada área.
Após este percurso, foi desenvolvida uma árvore de decisão que torna possível classificar o atributo profissional entre conceitos que compõem a competência do indivíduo, facilitando a busca pelo perfil profissional demandado pelas empresas, além de auxiliar a determinar a formação interna dos profissionais já existentes ou mesmo o investimento de recursos em determinadas áreas.
No futuro a intenção é generalizar o estudo, para que dê suporte a outras áreas profissionais, não apenas no contexto das Tecnologias e Sistemas de Informação.
Texto: CECOM/Araquari
Imagens: Arquivo pessoal dos servidores