• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Araquari > Notícias > INTERNACIONALIZAÇÃO: Docente do IFC Araquari ganha prêmio na International Conference on Information Systems 2022

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
    • Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Agropecuária
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Informática para a Internet
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Química
    • Ensino Superior - Bacharelado em Agronomia
    • Ensino Superior - Bacharelado em Medicina Veterinária
    • Ensino Superior - Bacharelado em Sistemas de Informação
    • Ensino Superior - Licenciatura em Ciências Agrícolas
    • Ensino Superior - Licenciatura em Química
    • Ensino Superior - Tecnologia em Redes de Computadores
    • Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio - Agrimensura
    • Pós-Graduação
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia e Tecnologia da Informação
  • PROPESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

INTERNACIONALIZAÇÃO: Docente do IFC Araquari ganha prêmio na International Conference on Information Systems 2022

Quinta-feira, 28 de abril de 2022

Cada vez mais o Instituto Federal Catarinense tem buscado promover e incentivar atividades de internacionalização, tanto para seus servidores, quanto para os estudantes. Isto, principalmente após o ano de 2020, quando foi aprovada a Política de Internacionalização da Educação do Instituto Federal Catarinense.

Em Araquari, a fim de facilitar este processo, o professor Delano Dias Schleder foi nomeado como articulador no campus. O docente realizou, em 2021, um levantamento sobre o tema para mapear ações que já haviam sido executadas pelos servidores (veja aqui o relatório completo).

Dentre as atividades levantadas, Delano destacou o estágio de três meses em astro-bioquímica, da servidora técnico-administrativa Maika Lazzaris, no Centro Aerospacial Alemão, na cidade de Bonn, na Alemanha. Outro servidor que teve ações significativas no âmbito da internacionalização, foi o docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Ambiente, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, que leciona também na Universidade de Cuyo (Argentina) e na Universidade del Bosque (Colômbia).

Outras ações, principalmente em nível de pós-graduação, são comuns entre os servidores do campus. Este é o caso do professor Fábio Longo de Moura, doutorando em Tecnologias e Sistemas de Informação, pesquisador do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho Campus Azurém, em Guimarães – Portugal.

Protótipo de espaçonave e cápsula da ISS no ESA
Traje espacial usado por Iuri Gagarin no ESA
Protótipo da ISS no ESA

_

Prêmio Internacional

No último mês de março o artigo “A Grammar For Information Systems and Technology Competencies” foi escolhido na International Conference on Information Systems 2022 para receber o prêmio “Outstanding Paper Award”, como um dos destaques entre os papers da Conferência.

O paper é da autoria de Filipe de Sá-Soares e Fábio Longo de Moura, ambos pesquisadores do grupo Information Systems and Technologies for Transformation of Organizations and Society (ISTTOS), do Centro ALGORITMI, da Universidade do Minho – em Portugal.

O trabalho é parte da pesquisa de doutorado do professor Fábio, orientado pelo docente José Filipe Sá Rodrigues Soares, do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Esta pesquisa auxiliará, fundamentalmente, para que as contratações de profissionais da área de Tecnologias de Sistemas de Informação sejam feitas de maneira mais assertiva.

A pesquisa teve ao todo 25.744 atributos profissionais identificados, sendo desses 9.740 relacionados às competências a nível de indivíduo. Apenas para esta etapa foram 9 meses de trabalho, culminando na identificação do perfil profissional de cada área.

Após este percurso, foi desenvolvida uma árvore de decisão que torna possível classificar o atributo profissional entre conceitos que compõem a competência do indivíduo, facilitando a busca pelo perfil profissional demandado pelas empresas, além de auxiliar a determinar a formação interna dos profissionais já existentes ou mesmo o investimento de recursos em determinadas áreas.

No futuro a intenção é generalizar o estudo, para que dê suporte a outras áreas profissionais, não apenas no contexto das Tecnologias e Sistemas de Informação.

Texto: CECOM/Araquari
Imagens: Arquivo pessoal dos servidores

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.
WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Abrir bate-papo