Entre os dias 23 e 27 de setembro de 2024, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari sediou a terceira edição do Simpósio de Debates sobre o Ensino de Química (III SIDEQ). O evento, organizado por professores da Licenciatura em Química do campus com o suporte de licenciandos, tem como objetivo compartilhar propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas nos componentes curriculares Pesquisa e Processos Educativos (PPE) I e III, além de Estágio Supervisionado I e III.
No primeiro dia, o simpósio contou com duas palestras sobre programas de pós-graduação: uma voltada para a área de Química e outra sobre o Ensino de Ciências, ampliando as possibilidades de atuação dos futuros licenciados em Química.
O segundo dia foi marcado pelas apresentações de pôsteres dos trabalhos de Estágio Supervisionado I e as apresentações orais dos trabalhos de Estágio Supervisionado III. Os trabalhos abordaram, respectivamente, a observação do contexto escolar e o planejamento da intervenção didática dos licenciandos.
No terceiro dia, o evento também contou com a presença de licenciandos do IFC Campus Brusque, que participaram das oficinas, enriquecendo ainda mais a troca de experiências. Os participantes tiveram a oportunidade de participar de quatro oficinas promovidas por licenciandos, egressos e professores:
- Extração de óleos essenciais;
- Jogo didático “QUIMICASA”;
- Iniciação Científica na Escola;
- Casos e Rastros: oficina de detetive.
No quarto dia, licenciandos do IFC Campus Sombrio marcaram presença com a apresentação de trabalhos, destacando o caráter integrador do evento, que reuniu participantes de diversas unidades do Instituto Federal Catarinense. Neste dia ocorreram as apresentações de pôsteres dos projetos de pesquisa desenvolvidos em PPE I, tanto de licenciandos do Campus Araquari quanto do Campus Sombrio bem como as apresentações orais dos projetos de recursos e estratégias didáticas elaborados em PPE III.
No último dia do evento, a farmacêutica Ana Prade promoveu uma dinâmica de práticas integrativas, que incluiu atividades como dança e meditação, e posteriormente foi o encerramento do evento com a participação de professores da educação básica, em uma mesa-redonda sobre ações possíveis para a aprendizagem no Novo Ensino Médio.
O III SIDEQ reafirmou seu compromisso com a formação docente, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências entre licenciandos, professores e egressos.
Texto e imagens: Comissão Organizadora do SIDEQ