O Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza, nos dias 28 e 29 de maio, o I Seminário Institucional de Inovação e Relações com a Sociedade (SIRS). Sediado no Campus Brusque, o evento tem como objetivo promover a cultura da inovação, da transferência de tecnologia e do fortalecimento das relações entre o meio acadêmico e a sociedade, em suas diferentes formas de organização.
O evento é aberto a estudantes e servidores do IFC, bem como para a sociedade externa. As inscrições para o SIRS são gratuitas, e podem ser feitas até o dia 29/05, no site do evento, acessível por meio do link abaixo:
Seminário Institucional de Inovação e Relações com a Sociedade – SIRS
A programação do Seminário conta com mesas-redondas, palestras e atividades voltadas ao debate e à disseminação de boas práticas nas áreas de propriedade intelectual, empreendedorismo, inovação, inovação social, extensão tecnológica e captação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
O evento será aberto ao público externo na noite do dia 28; nos demais períodos, o cronograma é voltado à comunidade acadêmica do IFC. A programação será, ainda, transmitida na íntegra pelo canal oficial do IFC no YouTube, como forma de estender a natureza interativa do evento para além dos limites do auditório do campus.
“O SIRS, que tem como objetivo a aproximação entre o IFC e a sociedade, busca interações sobre temas que envolvem a inovação. Trata-se de uma ação estratégica, que permitirá, tanto em nível institucional como para a sociedade em geral, promover a construção de conhecimentos e o aperfeiçoamento sobre assuntos diversos”, explica o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC, professor Cleder Somensi, que preside a comissão organizadora do evento. “Nesta primeira edição, serão discutidos: os avanços, desafios e perspectivas da Equipe Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (e-CT&I) da Procuradoria-geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-geral da União (AGU); a prestação de serviços como extensão tecnológica; a Lei do Bem e algumas oportunidades advindas da mesma; as parcerias do IFC com fundações de apoio; a gestão da inovação, a maturidade tecnológica e a redação de patentes.”
De acordo com Somensi, o evento foi idealizado a partir da necessidade de se ampliar a discussão sobre a temática na Instituição. “O Instituto Federal Catarinense tem se destacado no cenário estadual e nacional como um importante depositante residente de patentes, com excelente quantitativo de depósitos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI. No entanto, a conversão de solicitações em concessões é tema pouco abordado na instituição, o que oportunizou os primeiros debates sobre o evento, ainda no início de 2024. Ademais, a concepção sobre o estágio de maturidade tecnológica das criações carece de discussão institucional, conforme diálogos prévios. Outro tema pouco abordado institucionalmente são as parcerias público-privadas, o que se pretende avançar no I SIRS.”
“Temas como a prestação de serviços e a necessidade de padronização de procedimentos e criação de fluxos, além do alinhamento sobre atendimento legal e formas de contratação, tendenciaram a ideia do evento institucional”, prossegue o pró-reitor. “Ressalta-se que, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, todos estes tópicos vêm ganhando força nos últimos anos, inclusive alterando os parâmetros de avaliação dos cursos a partir de 2025 para a nova quadrienal, cada vez com mais destaque ao impacto social da pesquisa e inovação, sob diferentes aspectos (a depender de cada área). Neste sentido, o projeto foi delineado pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Gestão do IFC, com posterior submissão a FAPESC, que fomentou o evento via Edital Proeventos — além do fomento do próprio IFC. Outros temas de interesse surgem para uma segunda edição, que deverá ser estudada quanto a viabilidade e interesse institucional.”
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Raquel Rybandt