Entre os dias 20 e 22 de novembro de 2024, o Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari marcou presença no 30º Encontro de Química da Região Sul (SBQ Sul), realizado no campus 1 da FURB em Blumenau. O evento reuniu profissionais, pesquisadores, estudantes e professores de instituições da região sul do Brasil e de outros estados, promovendo um espaço rico em trocas de experiências e avanços científicos.
Representando o IFC, participaram os estudantes de graduação Julia Delmonego Hess (Agronomia) e Rodrigo Will Feder (Licenciatura em Química) e os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Química Ana Karina do Nascimento Chaves e Vinicius de Freitas Fonseca. Acompanhando os estudantes, também participaram do evento o Prof. Julio Lopes da Silva Junior e a docente de química do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, Profa. Mara Cristina Dalmolin, colaboradora nos projetos realizados no IFC cujo os resultados foram apresentados no evento. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos por meio de minicursos, plenárias, miniconferências e sessões de paineis, além de contribuírem para o evento com a apresentação de trabalhos científicos, que estiveram muito bem alinhados ao tema da SBQ Sul deste ano: “Governança e Sustentabilidade: as contribuições da Química com as novas agendas”.
Nas sessões de painéis foram apresentados os seguintes trabalhos (em destaque, o nome dos apresentadores):
- Biopolímeros a partir do amido proveniente dos descartes de arroz e batata doce (Rodrigo Will Feder);
- Aplicação de cinza da casca de arroz como adsorvente de efluentes agroquímicos (Júlia Delmonego Hess);
- Produção de Biodiesel como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Química no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica (Ana Karina Do Nascimento Chaves e Vinicius De Freitas Fonseca) e
- Efeito da temperatura sobre a viscosidade de compostos presentes no biodiesel: predição da energia de ativação viscosa de ésteres metílicos de ácidos graxos (Julio Lopes da Silva Junior).
- Já na sessão oral, foi apresentado pela Profa. Mara o trabalho intitulado “O componente curricular PPE III mobilizando a elaboração de recursos didáticos”, trabalho este realizado em parceria com a Profa. Anelise Grünfeld de Luca.
A SBQSul se consolidou como um dos maiores encontros científicos da área de Química na região, sendo uma plataforma importante para a divulgação de estudos e a formação de parcerias acadêmicas.
Para o estudante Rodrigo, participar de um encontro com o da SBQ é muito importante, pois “é sempre ótimo estar no meio acadêmico e os eventos científicos contribuem para minha formação como químico, professor e pesquisador. Participar da 30ª SBQ Sul me faz buscar incessantemente mais conhecimento e deixa aceso dentro de mim a certeza do que quero para minha vida. Além disso, cabe um agradecimento aos professores que se esforçaram para tudo isso dar certo!”
Já para Júlia, “foi ótimo participar da SBQ Sul, meu último evento científico na graduação, fechando com chave de ouro, muita gratidão a todas as oportunidades”.
Nas palavras da Ana Karina, participar da SBQ “uma experiência inigualável, da qual obtivemos vários conhecimentos novos, tanto experiências de vida de outros profissionais da área da química quanto de lembranças inesquecíveis de seus tempos na faculdade, a iniciação científica foi um grande marco em minha vida pessoal e profissional”, enquanto que Vinicius avalia que participar da SBQ e do projeto foi “uma oportunidade incrível, a experiência de iniciação científica tão cedo me marcou muito como profissional e como pessoa!”
Além de participar do evento, a delegação do IFC também teve a oportunidade de conhecer professores da área de Química da FURB, bem como alguns laboratórios de ensino e pesquisa em Química daquela instituição.
O Prof. Julio ressalta (e agradece) a parceria com outras instituições no desenvolvimento dos projetos cujos resultados foram apresentados na SBQ Sul. Os trabalhos “Biopolímeros a partir do amido proveniente dos descartes de arroz e batata doce” e “Produção de Biodiesel como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Química no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica” contaram com a parceria do Laboratório de Mecanização Agrícola (LAMA) da UEPG, enquanto que o trabalho “Aplicação de cinza da casca de arroz como adsorvente de efluentes agroquímicos” é resultado de projeto coordenado pela Profa. Suellen Cadorin Fernandes e conta com auxílio financeiro do Programa Conexões para Inovar da FEESC (Edital No 001/2023).
O Prof. Julio ainda destaca que a participação dos estudantes neste evento pode lhes oferecer experiências formativas que ampliam o seu horizonte acadêmico e profissional e que a oportunidade que os alunos têm de participar de projetos como estes no IFC reforçam o compromisso e apoio da instituição para a realização de atividades de ensino e pesquisa (e também de extensão) e com a formação integral de seus estudantes.