O Instituto Federal Catarinense (IFC) marcou presença no Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), o principal fórum do país para a apresentação de pesquisas e atividades ligadas à segurança da informação e de sistemas. O evento, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de setembro em Juiz de Fora (MG), contou com a participação do professor Marco Antonio Torrez Rojas e dos alunos Vinicius Dácio, Gabriela de Andrade, Isaak Gomes e Sara Sehnem do curso de Bacharelado em Sistemas da Informação do IFC Araquari, além de Rafael e Luiz da Faculdade de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo (USP).
O que é o SBSeg?
O SBSeg é o evento anual da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg), que reúne a comunidade acadêmica brasileira em segurança da informação e de sistemas computacionais. O evento é itinerante; a cada ano acontece em uma cidade do Brasil, para dessa forma atingir todas as regiões e facilitar a participação. O SBSeg tem por objetivo congregar e articular a comunidade acadêmica brasileira em segurança da informação e de sistemas computacionais. Ele assume a posição de principal fórum no país para a apresentação de pesquisas e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas. Pesquisadores renomados internacionalmente também são convidados para apresentar palestras e tutoriais, as quais integram a programação do evento juntamente com as seções técnicas e os workshops sobre as áreas de pesquisas emergentes em segurança.
Neste ano, o SBSeg foi organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e obteve recordes de inscrições de minicursos e artigos. O IFC Araquari se destacou no SBSeg com a aceitação do minicurso de Proteção de Sistemas Biométricos. O projeto é desenvolvido no IFC Araquari no espaço da Fábrica de Software em parceria com a USP. Para representar o instituto, o professor Marco Rojas e os graduandos Vinicius Dácio e Gabriela de Andrade foram até a cidade mineira apresentar o minicurso. “Foi uma experiência muito enriquecedora participar do SBSeg e apresentar o nosso trabalho sobre segurança de sistemas biométricos”, disse o professor Marco Rojas. “Nós mostramos na parte prática como é possível proteger os dados biométricos dos usuários usando criptografia homomórfica, que permite realizar operações sobre dados cifrados sem precisar decifrá-los”, explicou o aluno Vinicius Dácio.
O minicurso apresentou uma introdução, conceitos e importância da segurança de templates biométricos ministrado pelo professor e alunos. Os alunos implementaram uma demonstração de um sistema de cadastro e validação de biometria facial cifrado em criptografia homomórfica que foi apresentado ao vivo durante o minicurso. “Nós usamos uma webcam para capturar a imagem do rosto do usuário, extraímos as características biométricas e ciframos os dados da representação facial usando uma chave privada para posteriormente realizarmos a comparação dos templates biométricos armazenados”, detalhou a aluna Gabriela de Andrade. “O servidor retorna um resultado cifrado que indica se o usuário foi reconhecido ou não, sem revelar a sua identidade ou os seus dados biométricos”, completou.
A ida ao evento proporcionou grande visibilidade ao que se está produzindo dentro do IFC Araquari, além de grande aprendizado e troca de experiências entre os participantes. “Nós pudemos conhecer as principais tendências e desafios da área de segurança da informação e de sistemas computacionais, além de interagir com pesquisadores e profissionais de renome nacional e internacional”, afirmou o professor Marco Rojas. “Foi uma oportunidade única de divulgar o nosso trabalho e o nosso instituto, além de ampliar a nossa rede de contatos e parcerias”, concluiu.
Texto e imagens: Marco Antonio Torrez Rojas
Imagem do Centro de Ciências: Divulgação UFJF