O Instituto Federal Catarinense (IFC) promoveu, nos dias 27 e 28 de novembro de 2024, o 1º Hackathon Intercampi da instituição. O evento aconteceu de maneira integrada com a programação da XVII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), em Blumenau.
O Hackathon reuniu seis equipes compostas por estudantes de cursos técnicos em Informática e contou com a participação de alunos de cursos superiores na área. Estiveram representados os campi Araquari, Blumenau, Concórdia, Ibirama, São Bento do Sul e Videira.
A proposta do Hackathon desafiou os competidores a desenvolverem soluções tecnológicas sob o tema “Transformando o Cotidiano Escolar: Soluções Tecnológicas para Inclusão, Bem-Estar e Eficiência no IFC”. As equipes identificaram problemas em seus respectivos campi e criaram provas de conceito para solucioná-los.
O evento teve início às 18h do dia 27, na sala EPROMUNDO, com o lançamento do tema. Durante o dia 28, entre 8h e 22h, os participantes trabalharam intensivamente (no campus Blumenau) para o desenvolvimento de seus protótipos e apresentações em formato de pitch.
A organização do evento também foi multicampi, contando com uma equipe composta por equipe organizadora composta pelos docentes Marco, Kennedy, Paulo Cesar (Araquari), Hylson e Aldelir (Blumenau), Rapael (Concórdia), Paulo Roberto (Ibirama) e Carlos (São Bendo do Sul).
Apresentação e Premiação
Os projetos foram avaliados na manhã do dia 28 por um júri composto por Rosanda Pereira Schneider (Phoron do Brasil), Mário Lúcio Roloff (pró-reitor do IFC) e Tiago Heineck (diretor de TI do IFC).
Na cerimônia de encerramento, conduzida pelo reitor Rudinei Kock Exterckoter, a equipe do campus Araquari foi anunciada como campeã, com o projeto de um sistema de gestão para o refeitório. Compondo a equipe estavam quatro estudantes do curso Técnico em Informática para a Internet: Cauã Vinícius Silva, Lucas Gabriel Antonete, Rafael Bochi Barros, Vinicius Nilo Hiansdt e um estudante do Bacharelado em Sistemas de Informação: Mateus Lopes Albano.
Em segundo lugar, ficou a equipe de Ibirama, que desenvolveu um sistema de colaboração, e a terceira colocação foi para a equipe de Concórdia, que apresentou um sistema focado em bem-estar e eficiência.
O evento destacou o potencial inovador dos estudantes e a importância da integração entre os campi para o desenvolvimento de soluções para o ambiente educacional do IFC.