Nos últimos meses os casos de dengue têm aumentado de forma alarmante é necessário que cada um faça a sua parte para que esses números diminuam, para que isso aconteça você precisa conhecer o que é a Dengue.
Muitos vão dizer: “eu já sei o que é dengue”!
Se já sabemos por que os números só aumentam?
Então vamos rever…
É uma doença infecciosa febril causada pela fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas. A. aegypti põe seus ovos em recipientes artificiais, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.
Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
De acordo com a secretaria de vigilância epidemiológica de santa Catarina, os municípios ao nosso entorno estão na seguinte faixa de risco:
Está mais próximo do que imaginamos!!!!
O que podemos fazer para ajudar a combater o Mosquito da Dengue:
Texto: Vanessa Alessandra de Souza Miranda (Técnica em Segurança do Trabalho – IFC Araquari)