O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA), com ingresso no primeiro semestre de 2025. Ofertado no Campus Araquari, o processo seletivo oferece 13 vagas para candidatos interessados em áreas de gestão ambiental, energias renováveis e tecnologias sustentáveis.
Do total de vagas, no mínimo 20% serão brasileiros negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas transgênero (travestis e transexuais), de acordo coma Resolução nº 47/2022 – Consuper, que dispõe sobre o regulamento para reserva de vagas para ingresso nos cursos de pós-graduação.
O PGTA possui como área de concentração o Desenvolvimento de Processos e Tecnologias Ambientais, área de Ciências Ambientais, com as seguintes linhas de pesquisa Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) e Tecnologias Ambientais (TS).
As inscrições podem ser realizadas pelo sistema SIGAA até 21 de fevereiro de 2025, sendo necessário o envio de documentação exigida no edital, como diploma, currículo e pré-projeto de pesquisa. O processo seletivo inclui duas etapas, sendo a primeira a avaliação do currículo e a segunda a arguição da experiência acadêmico-profissional e da defesa do pré-projeto.
O curso é voltado para graduados em áreas relacionadas às Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências
Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias.
Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem acessar o edital completo no site do PPGTA (clique aqui) ou enviar um e-mail para ppgta@ifc.edu.br.