Na quinta-feira, 24 de abril, foi realizada a atividade inaugural do PartiuIF, no IFC Campus Araquari.
Os estudantes e familiares participaram de uma reunião para conhecer melhor os objetivos e a proposta do programa. Também puderam conhecer a equipe de professores e monitores do curso, além de receber orientações sobre o funcionamento das aulas. Após a reunião, os estudantes e familiares fizeram um lanche e realizaram uma visita guiada pelo campus.
Estiveram presentes os diretores das Escolas de Educação Básica Titolívio Venâncio Rosa e Almirante Boiteux; o vice-prefeito de Araquari, Nelson Bento Da Silveira; e o Secretário de Assistência Social, Cristiano Gomes Sena, acompanhado por servidores da secretaria.
Além de estudantes de escolas de Araquari, foram sorteados para participar do programa estudantes de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Piçarras, Barra Velha e Joinville, que completaram a 1ª Turma do Partiu IF com 40 estudantes.
Na sua fala de recepção e acolhimento aos novos estudantes, o prof. Fernando José Braz, Diretor-geral do Campus Araquari do IFC, destacou a importância do programa para que, cada vez mais, a comunidade de Araquari e região tenham acesso a uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Braz acrescentou que, além da oferta do curso, cada estudante receberá uma Bolsa de R$ 200,00 durante oito meses, período de vigência do Partiu IF no ano de 2025. Para ele, esse é mais um incentivo para a obtenção do êxito e permanência dos estudantes no IFC.
O Vice-prefeito Nelson e o Secretário Cristiano destacaram a qualidade da educação oferecida no IFC e a oportunidade que o programa representa para que esses jovens busquem uma melhor qualificação para as próximas etapas de suas vidas.
A partir da próxima semana, os estudantes terão aulas de Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa, de terça a quinta-feira, no período da tarde, durante oito meses. Espera-se que o programa contribua para melhorar o processo de aprendizagem desses estudantes e ampliar suas oportunidades no futuro, estando mais bem preparados para ingressar no Ensino Médio e para exercer sua cidadania.
Saiba mais:
Conhecido como PartiuIF, o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tencológica tem como objetivo o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação, por meio da oferta de aulas e atividades voltadas para a recuperação das aprendizagens de estudantes do 9˚ ano do Ensino Fundamental que cursaram integralmente a educação na rede pública de ensino, negros, quilombolas, indígenas ou que tenham deficiência e renda familiar per capita de até um salário-mínimo.