O Exame de Classificação para os cursos técnicos integrados ao ensino médio foi realizado ontem, 24 de novembro, em 15 campi do Instituto Federal Catarinense (IFC), espalhados por todo o estado de Santa Catarina. Com início às 14h, o exame reuniu candidatos interessados em ingressar em um dos 17 cursos ofertados pela instituição.
Em Araquari, o processo seletivo registrou 846 inscrições homologadas, distribuídas entre os três cursos ofertados no campus:
- Curso de Agropecuária: 245 inscritos para 105 vagas (2,33 candidatos por vaga);
- Curso de Informática para a Internet: 487 inscritos para 105 vagas (4,64 candidatos por vaga);
- Curso de Química: 114 inscritos para 35 vagas (3,26 candidatos por vaga).
No dia da prova, 190 candidatos não compareceram, o que representa uma abstenção de 22,45%.
Divulgação de Resultados
Os candidatos que concluíram o exame puderam entregar os gabaritos a partir das 15h30, levando consigo os cadernos de prova, caso desejassem. O gabarito preliminar foi publicado ainda ontem, 24, e está disponível no site oficial do IFC: Gabarito Preliminar.
- Interposição de recursos: Os recursos contra o conteúdo da prova e/ou gabarito podem ser feitos a partir do dia 25 de novembro.
- Resultado preliminar: A classificação preliminar será divulgada até o dia 05 de dezembro.
Acompanhe as atualizações e os próximos passos no site oficial e mídias sociais do IFC.
Confira aqui as principais perguntas e respostas sobre o Exame de Classificação
Quantas questões preciso acertar para passar? Esta é uma resposta impossível de ser dada. Esse número depende do resultado dos outros candidatos, das ações afirmativas que todos se inscreveram, do curso escolhido, do número de candidatos inscritos, do número de candidatos faltante, entre outros diversos fatores. O ideal é que os candidatos façam sempre o seu melhor e acompanhem os resultados no site ingresso.ifc.edu.br
Em caso de empate, quais os critérios de seleção? Conforme item 10.3 do edital, os critérios de desempate serão: a) Maior pontuação em Matemática; b) Maior pontuação em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; c) Maior pontuação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; d) Idade do(a) candidato(a) (os(as) mais velhos(as) prevalecerão sobre os(as) mais novos(as)); e) Sorteio.
Como funciona a segunda chamada? A 2ª chamada é uma chamada COMPLEMENTAR (assim pode haver uma terceira, uma quarta, etc.). Como funciona: Existe um número de vagas determinado pelo edital. A 1ª chamada convoca o número de candidatos para preencher todas as vagas. Contudo, alguns candidatos desisten, tem problemas com a documentação, perdem as datas, etc. Se, por algum motivo, não houverem número de matrículas confirmadas igual ao número de vagas disponíveis, haverá uma próxima chamada (a fim de preencher essas vagas ainda abertas). Então são feitas chamadas complementares se necessário, e até que as vagas sejam preenchidas.
Se eu não passar este ano, posso entrar ano que vem: É possível realizar a prova no próximo ano, sim. Mas, caso aprovado, o candidato voltará a cursar o 1º ano do Ensino Médio, pois nossos cursos são integrados, não sendo possível cursar só as matérias básicas do Ensino Médio ou só o curso técnico, os dois funcionam juntos, não é possível iniciar no 2º ano, por exemplo.
Pode mudar o curso técnico depois de ser aprovado? A possibilidade existe, mas ela é extremamente rara. Os editais de transferência não costumam ter vagas para o 1º ano.