Entre os dias 21 e 23 de novembro, 13 estudantes do curso de Licenciatura em Química do Campus Araquari e três do Campus Brusque do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram do 43º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) e do 3º Encontro do Profqui da Região Sul (PROFQUI-SUL), realizados em Bagé, Rio Grande do Sul. A experiência marcou um importante momento de integração acadêmica e de fortalecimento da formação docente.
Além de interagirem com pesquisadores renomados na área de ensino de química, os participantes apresentaram trabalhos acadêmicos que abordaram temas variados, como sustentabilidade, inovação didática e práticas pedagógicas:
- Nelson Bolsoni Ramos (LIQUI 2): Incorporação dos princípios da química verde no currículo acadêmico: estratégias para uma formação sustentável.
- Helen Cristini de Medeiros Manes (LIQUI 2): Estratégias para boas práticas ambientais no setor industrial.
- Vanessa Aparecida Vieira (LIQUI 4): Planejamento de um circuito didático investigativo para o ensino de forças intermoleculares.
Os trabalhos foram desenvolvidos em disciplinas específicas do curso e demonstraram a capacidade dos estudantes em conectar teoria e prática para enfrentar desafios educacionais contemporâneos.
Participação e impacto na formação dos estudantes
Acompanhados pela professora Anelise Grünfeld de Luca, os estudantes tiveram a oportunidade de integrar minicursos, mesas-redondas e painéis de debate, além de apresentar seus projetos em sessões de pôsteres e comunicações orais. A professora Anelise também contribuiu como ministrante do minicurso “Cianotipia: interconectando história da ciência, arte e ensino”, ao lado das estudantes Giovana Stenger e Maria Rita Gegitz.
Além disso, a docente da área de química do IFC Araquari apresentou o trabalho “Contexto escolar da Escola de Educação Básica São Pedro: perspectivas acerca do estágio de observação”, desenvolvido pelo licenciando Rodrigo Will Feder; participou como debatedora em um painel e também do lançamento de dois e-books como organizadora.
Os participantes destacaram o impacto positivo do evento na sua trajetória acadêmica e profissional. Segundo Vanessa Vieira (LIQUI 4), “a experiência no EDEQ reforçou minha crença no poder da educação como ferramenta para transformar o mundo.” Gisele (LIQUI 2) complementou: “Participar do evento me motivou a buscar novos desafios e a me tornar uma professora fora da caixa.”
Além de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, os estudantes vivenciaram momentos de interação com colegas de outras instituições e pesquisadores da área, como destacou Giovan (LIQUI 2), ao mencionar que foi “uma oportunidade única e com muitos aprendizados, conhecimento com pessoas de diversos locais”. O contato direto com debates sobre políticas educacionais, currículo e inclusão reforçou o compromisso dos futuros professores em alinhar a prática pedagógica às demandas sociais e ambientais.
A participação em eventos como estes reforça o preparo dos estudantes do IFC para os desafios da educação, destacando o papel transformador de experiências além da sala de aula.