Os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Química do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari vivenciaram momentos marcantes ao longo deste ano letivo de 2024, participando de visitas técnicas que proporcionaram experiências práticas e aprofundamento dos aprendizados da sala de aula, para além da aquisição de novos conhecimentos.
1. Oficina Química em Ação / Projeto Cientificidade / UDESC (Joinville)
No dia 25 de setembro, acompanhados pelos professores Julio Lopes, Mateus Carapiá e Ana Cláudia Ferreira, os estudantes participaram da oficina Química em Ação, atividade integrante do Projeto Cientificidade, promovido pela UDESC.
Durante a visita, tiveram a oportunidade de participar interativamente dos experimentos realizados, permitindo a ampliação dos conhecimentos em química e o desenvolvimento de habilidades práticas, além de conhecer a importância da divulgação científica. Na ocasião, os participantes ainda puderam conhecer alguns projetos de extensão desenvolvidos no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC.
2. Visita à FECOAGRO (São Francisco do Sul)
Em 31 de outubro, desta vez acompanhados pelos professores Suellen Fernandes e Wolmir Bockel, a turma visitou uma unidade da FECOAGRO (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina), uma das principais cooperativas agroindustriais do estado, localizada em São Francisco do Sul.
Nesta visita, os estudantes puderam compreender melhor os processos e logística envolvidos na produção e distribuição de fertilizantes, que são insumos agrícolas fundamentais para o setor agrícola brasileiro. Na ocasião, os participantes também puderam conhecer os laboratórios de química, bem como equipamentos e metodologias utilizados para realizar as análises de qualidade da matéria-prima e dos produtos que são comercializados pela empresa.
3. Conhecendo a Hyosung (Araquari)
No dia 13 de novembro, a unidade da Hyosung Brasil, empresa referência na produção de fibras e polímeros de alta tecnologia, como o elastano Creora®, recebeu os estudantes e os professores Julio Lopes, Mateus Carapiá e Ana Cláudia Ferreira.
A visita à unidade localizada em Araquari proporcionou uma visão aprofundada sobre a atuação global da empresa, os processos industriais na produção do elastano, a inovação tecnológica aplicada à química dos materiais, bem como as análises químicas e físicas que garantem a qualidade dos produtos.
Os estudantes conheceram cada uma das etapas de produção, visitando as instalações da fábrica, conhecendo os equipamentos e os processos realizados e vendo os trabalhadores realizarem suas tarefas. Também conversaram com os profissionais da área técnica da empresa, contribuindo para compreenderem uma das possibilidades de inserção profissional na habilitação técnica para a qual estão se formando.
4. Companhia Águas de Joinville/ETE Jarivatuba (Joinville)
No dia 30 de novembro, os estudantes visitaram a ETE Jarivatuba, uma das estações de tratamento de esgotos da Companhia Águas de Joinville. A atividade permitiu compreender os processos químicos e biológicos envolvidos no tratamento de Lodos Ativados para tratar esgoto sanitário.
Durante a visita os alunos acompanharam os diferentes níveis de tratamento da ETE além de conhecerem mais sobre a biota do sistema. Nesta visita, os estudantes foram acompanhados pelas professoras Anelise Destefani, Suellen Fernandes, Vanessa Hopner e pelo professor Raffael Tófoli.
Integração entre teoria e prática
Essas visitas técnicas, que compõem parte da carga horária de práticas profissionais previstas no Projeto Pedagógico do curso, foram fundamentais para integrar os conceitos estudados em sala de aula com a realidade do mundo do trabalho, além de inspirar os estudantes a refletirem sobre as diversas possibilidades de atuação na área química.
Em nome do Instituto Federal Catarinense, os professores e estudantes agradecem às instituições e empresas que abriram suas portas para a realização destas visitas técnicas, essencial para a criação ou fortalecimento dos laços da comunidade local com o IFC.
Texto e imagens: Professor Julio Lopes