No último sábado, 25/06/2022, ocorreu a etapa final do INFO Hackathon, evento proposto e desenvolvido nos três sábados letivos de junho, envolvendo os terceiros anos do Curso Técnico em Informática. Contando com grande adesão, o evento transcorreu com a média de 85% de participação dos alunos inscritos em todos os dias do evento, que tinha por objetivo desenvolver a habilidade de trabalho em grupo, aperfeiçoamento técnico e criatividade na solução dos problemas propostos. O INFO Hackathon apresentou três temas (problemas) envolvendo o cotidiano do campus e empresarial, com o objetivo de serem apresentadas propostas de soluções tecnológicas para cada um dos temas. A proposta do evento é utilizar o formato de Hackathon para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, fornecendo um ambiente participativo, dinâmico e atrativo para os maratonistas, conhecido por método de aprendizagem ativa.
Os alunos do Curso Técnico em Informática, divididos em equipes de até nove integrantes, tiveram que desenvolver soluções que atendessem os requisitos mínimos descritos em cada um dos temas apresentados. Para isso, contaram com a mentoria de alguns alunos do Curso Superior de Bacharelado em Sistemas de Informação, Diana S. Guilherme, Gustavo J. Baierski, Vinícius A. Soethe, Marlon V. C. de Souza e Vinicius D. da Silva. Os alunos estão matriculados na disciplina de Engenharia de Software e, sob supervisão do Professor Marco Antonio Torrez Rojas, aplicaram técnicas de gerenciamento de projetos, gestão de equipes e metodologias ágeis no processo de desenvolvimento de software. O evento contou com a participação e supervisão dos professores Fábio Longo de Moura, Ivo Marcos Riegel e Eduardo da Silva, que fazem parte da equipe desenvolvedora do projeto. Desta forma, os maratonistas também puderam desenvolver técnicas e habilidades que são abordadas nas disciplinas de Banco de Dados, Engenharia de Software, Programação Web e Projeto Integrador, além de outras disciplinas técnicas da grade curricular. Durante todo o mês de junho os professores envolvidos no INFO Hackathon também disponibilizaram momentos de suas aulas para o desenvolvimento e implementação das soluções propostas.
A troca de conhecimento entre os alunos da graduação e os maratonistas foi um dos pontos fortes do evento que, segundo os alunos participantes, a oportunidade de “vivenciar esta experiência está sendo enriquecedora e desafiadora”; “A forma de Hackathon nos motiva a participar e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula dentro da solução”; “O desafio proposto, a forma de competição nos força um olhar diferenciado sobre as atividades desenvolvidas; … – Perceber a correlação entre teoria e prática neste evento é o grande benefício da participação”. O professor Eduardo da Silva, que também participou no processo de supervisão e orientação dos maratonistas, comenta a participação e envolvimento dos alunos: ” – Estou surpreso como os alunos estão empolgados com o evento, eles estão realmente envolvidos e aplicando o que aprenderam em desenvolvimento web”. Momentos como estes relatados, fizeram parte do evento ao longo do mês de junho, nos sábados letivos e também nas aulas utilizadas para o evento.
A avaliação final teve como classificados de primeiro lugar em cada um dos temas as equipes: Bits and Bytes (Gabriel Lopes Pereira, Gustavo Henrique da Silva Kubiack, Iker Aguero Pires, João Vitor Grünfeld de Luca, Mariana Yasmin Roden, Raphael Soares de Almeida, Yasmin Bernardi), com o tema Cães Comunitários IFC; Formiga Homies (Alisson Gabriel Santos, Caio Schmitz, Erico Juan da Silva Pieri, Felipe Éviton Anacleto, Guilher Bragato Albanaz, Gustavo Henrique Bochnia Velho, Gustavo Henrique Trentini, Rodrigo Bonifacio Conceição), com o tema Personalização de Garrafa de Água, e Conexão Broadcast (Adelar Pottmaier, Amanda Vincenzi Caminha, Guilherme de Paulo Pereira, Gustavo dos Anjos, João Victor Fonsakka de Braga, Júlia Helena Caetano, Maria Eduarda Alves da Maia, Victor Hugo Casett Agostini), com o tema Controle Acesso Bolsistas – Fábrica de Software). Estas foram as três equipes finalistas e que foram discutidas para ser consagrada como a solução vencedora do evento. Após discussões entre os avaliadores, a equipe Bits and Bytes foi a grande vencedora do evento, classificada em primeiro lugar entre as três equipes, apresentando uma proposta de solução para o tema Cães Comunitários IFC. Além da premiação simbólica do evento, as equipes vencedoras serão convidadas a desenvolver suas soluções propostas dentro da Fábrica de Software, como Projeto de Extensão, e coordenados por professores a serem definidos. Esta última etapa do evento, do desenvolvimento da solução dentro da Fábrica de Software, visa, a continuidade do processo de ensino e aprendizagem além da ampliação dos conhecimentos técnicos, científicos e teóricos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Diante de todas as ações desenvolvidas durante o evento INFO Hackathon, e consisderando os relatos e feedbacks recebidos, a equipe organizadora avalia como valoroso sucesso e que o evento transcorreu de forma planejada e com pequenos ajustes realizados. Além disso, ainda destacam a continuidade na avaliação e validação dos resultados obtidos no evento e também a necessidade de possíveis adequações para eventos futuros.