Na tarde desta quarta-feira, 19 de março, o campus Araquari do Instituto Federal Catarinense recebeu a visita de representantes da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke e da Gerência de Ensino de Joinville. Foram tratados temas como desafios e oportunidades para a educação profissional, possibilidades de integração de conhecimentos e de formação continuada, processo de ingresso de novos estudantes e possibilidades de ações conjuntas entre as instituições.
As duas instituições têm muitas coisas em comum, sendo referências em Ensino Agrícola na região. Apesar de o IFC ter ampliado sua atuação nas últimas décadas, englobando atualmente as áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação, Química, Agrimensura e formação de professores, a oferta de formação na área de Ciências Agrárias continua se destacando, e reforça o legado do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, iniciado em 1959, em Araquari. Já a Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, localizada no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, há mais de 35 anos oferta a qualificação em Agropecuária para alunos do Ensino Fundamental.
Estiveram presentes a Gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Joinville, Silvana Ravache, a Diretora da Escola Carlos Heins Funke, Ana Paula Simião Pinto, e a Técnica Pedagógica Valdirene Simão. Participaram do encontro representando o IFC o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Alessandro Eziquiel da Paixão; a Coordenadora de Extensão, Estágio e Egressos, Nátali Maidl de Souza; a Chefe de Gabinete, Viviane Paula Salini Mirandola; e o Coordenador de Comunicação, Otavio Patrício Netto.
Continuação dos estudos
Como a Escola Carlos Heins Funke atua no nível de Ensino Fundamental, muitos estudantes que se formam lá buscam a continuação dos seus estudos no IFC. É o caso das estudantes Manuela, Letícia e Julia Carolina, que estão entre os ex-estudantes da Escola Agrícola aprovados para o IFC em 2025.
De acordo com as jovens, nem todos os alunos que iniciam o curso na Escola Agrícola tem afinidade com a área, sendo esta uma opção dos pais em alguns casos. Porém, ao longo do tempo, muitos acabam gostando e se interessam em seguir sua formação na área. As principais razões que as motivaram a buscar o IFC foram o incentivo de professores e técnicos e a sensação de “terminar o que começaram”, ou seja, continuar a formação profissional agrícola. Segundo as alunas, como as Unidades de Ensino e Aprendizagem (UEA) do IFC são maiores que as da Escola Agrícola, elas esperam ter experiências de manejo que não chegaram a ter anteriormente.
De fato, a Escola Carlos Heins Funke se destaca pela variedade de atividades, com grande diversidade de espécies animais e vegetais, porém, em tamanho reduzido. Já o IFC possui uma variedade menor de espécies, mas em escala maior. Dessa forma, os jovens que têm a oportunidade de estudar nas duas instituições acabam vivenciando uma experiência bastante enriquecedora.
Não apenas na área agrícola
Apesar de a escolha pela continuação dos estudos no curso Técnico em Agropecuária do IFC ser a mais comum para os egressos da Escola Carlos Heins Funke, nem sempre o caminho precisa ser este. Além de Agropecuária, o IFC oferta os cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio nas áreas de Química e de Informática para Internet.
Foi esta a opção do Bruno, egresso da Escola Carlos Heins Funke, que hoje está no 2º ano do curso de Informática para Internet no IFC. Apesar de seu pai ser egresso tanto do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, quanto do IFC, e atualmente trabalhar como Técnico em Agropecuária justamente na Escola Carlos Heins Funke, Bruno optou por outro caminho. De acordo com o estudante, a opção por trocar de área foi aprovada por seu pai, já que ele sempre demonstrou maior interesse e aptidão para lidar com novas tecnologias.
Isso mostra que a formação profissional, quando alinhada a uma perspectiva de formação integral, não tem o objetivo de limitar o estudante para que ele precise seguir em uma determinada profissão, mas sim o de ampliar o seu repertório para que possa procurar uma formação e uma atuação profissional em que possa se satisfazer.
Mais informações sobre a Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke podem ser encontradas em: joinville.sc.gov.br/institucional/sed/uef/emchf
Caso tenha interesse em saber sobre os diversos cursos ofertados pelo IFC (em Araquari e outras cidades), acesse: ingresso.ifc.edu.br/guia-de-cursos