Prezados Pais e/ou Responsáveis,
Esta circular tem por objetivo convocá-los a comparecer na 2ª Reunião entre Família e Escola e reforçar a importância da participação e do acompanhamento dos pais/responsáveis no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes matriculados nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC – Araquari. Assim, destacamos:
- Organização da 2ª Reunião entre Família e Escola:
As reuniões acontecerão entre os dias 20 e 21 de junho e serão organizadas em dois momentos, conforme o cronograma abaixo. No primeiro momento pais/responsáveis serão recepcionados no Auditório do campus para apresentação das informações gerais sobre a instituição e sobre o curso. O segundo momento da reunião acontecerá em sala de aula e será conduzido pelo/a professor/a regente da turma, que conversará sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem das turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC Araquari, a partir das discussões realizadas nos Conselhos de Classe do 1º Trimestre.
Ressaltamos que neste dia não haverá atendimento individualizado aos pais, somente estes momentos coletivos de reunião com as coordenações e com o professor regente de turma. Por este motivo, os pais/responsáveis que tenham interesse em conversar individualmente com outros professores, coordenação ou equipe multiprofissional (Pedagogas, Assistente Social, Psicóloga e Enfermeira), podem preencher a solicitação de agendamento de reunião individual, no formulário específico que será disponibilizado, ao final da reunião, pelo/a professor/a regente para que possamos entrar em contato com a família e agendar um momento de reunião individual posterior.
CRONOGRAMA
Data | Horário | Curso |
20/06 – 3ªfeira | Das 13h30 às 15h30 | Reunião com os pais/responsáveis dos estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet |
21/06 – 4ªfeira | Das 13h às 15h | Reunião com os pais/responsáveis dos estudantes do Curso Técnico em Química |
Das 15h às 17h | Reunião com os pais/responsáveis dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária |
Local: Auditório e, em seguida, salas de aulas conforme a organização que será divulgada no dia.
- Estratégias para que os pais/responsáveis possam realizar o acompanhamento contínuo do processo de ensino e aprendizagem:
- Acompanhamento dos resultados dos Trimestres: Entre os dias 17 e 26 de maio foram realizados os Conselho de Classe do 1º Trimestre, portanto, já iniciamos o 2º Trimestre, conforme calendário acadêmico. É importante acompanhar as notas e frequências dos estudantes, que são atualizadas periodicamente, para poder orientá-los e auxiliá-los, caso necessário. Para isso, é necessário que os pais/responsáveis efetuem seu cadastro no SIGAA, disponível no site institucional ou pelo endereço eletrônico https://sig.ifc.edu.br/sigaa/verTelaLogin. O estudante já possui acesso mas, o responsável também pode ter seu próprio acesso após realizar um cadastro, basta ter o número de matrícula do estudante e os dados de identificação pessoal e preencher um formulário disponível no SIGAA para o cadastro de Familiares. Os responsáveis que, excepcionalmente, não puderem realizar seu cadastro e não tiverem como acessar o sistema poderão solicitar a impressão dos boletins no setor de Registro Acadêmico (Secretaria).
- Participação nas Reuniões entre Família e Escola ou reuniões individuais: Além de participar das Reuniões entre Família e Escola, conforme necessário, os responsáveis podem ser convocados a comparecer ao IFC para participar de reuniões individuais ou solicitar agendamento de reunião com os professores, com a coordenação de curso e com a equipe multiprofissional. O agendamento poderá ser realizado ao final da Reunião entre Família e Escola ou a qualquer tempo através dos contatos enviados na primeira 1ª Carta Circular e disponíveis também no site institucional (https://quadroservidores.araquari.ifc.edu.br/), ou ligue para 3803-7200.
O acompanhamento da vida escolar do estudante é um dever e também um direito da família. Caso necessário, fornecemos declaração de presença para justificativa de ausência no trabalho.
- Observações importantes:
- Nos dias das Reuniões entre Família e Escola haverá aula normal para todas as turmas do Ensino Médio Integrado.
- Para que possamos complementar a pauta da 3ª Reunião entre Família e Escola, pedimos aos(às) senhores(as) que registrem dúvidas, solicitações e/ou considerações referentes à instituição, no formulário disponível neste link: https://forms.gle/aehgWEq5wCz2yAas6, ou, no espaço abaixo da mesma carta entregue na forma impressa aos estudantes. Suas colocações contribuirão para a melhoria de nossas ações. Para que a reunião seja produtiva, solicitamos a devolução da folha anexa ou preenchimento deste formulário até as 12h do dia 19/06, segunda-feira, para que possamos aprimorar a pauta das reuniões.
Atenciosamente,
Coordenação Geral do Ensino Técnico
Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional
Núcleo Pedagógico – NuPe