Como atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Araquari receberá, no dia 28 de novembro, a advogada e jornalista Emanuelle de Carvalho Alves para a palestra “Criminalização do racismo: uma garantia fundamental?”.
O evento, que será realizado no auditório do campus, visa fomentar reflexões sobre o combate ao racismo. Durante a palestra, Emanuelle abordará aspectos históricos e jurídicos da criminalização do racismo no Brasil, destacando sua relevância como garantia fundamental.
A palestra será mediada pelo professor Gilian Evaristo França Silva, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFC e especialista em estudos sobre diversidade e inclusão. A programação busca promover um diálogo aberto sobre o impacto das leis no enfrentamento ao racismo e os desafios na construção de uma sociedade mais igualitária.
A atividade é direcionada para os estudantes e servidores do próprio campus, em especial ao Ensino Médio, mas é aberta a toda a comunidade. Com início previsto para 10h, será realizada de modo exclusivamente presencial. Não é necessário realizar inscrição, contudo, desde já é recomendado que os professores participem com suas turmas, promovendo um momento enriquecedor de reflexão e aprendizado.
O evento é organizado pelo NEABI, sob a coordenação do professor Gilian Evaristo França Silva, em parceria com a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do campus Araquari. Esta atividade é uma oportunidade de fortalecer o debate sobre igualdade racial, e o IFC Araquari reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade e o enfrentamento das desigualdades.
Resumo sobre o tema
A palestra aborda como a criminalização do racismo no Brasil é uma das formas de assegurar a proteção de direitos fundamentais e a promoção da igualdade, valores consagrados na Constituição Federal de 1988. Essa medida reflete o compromisso do Estado brasileiro em combater práticas discriminatórias e garantir respeito à dignidade humana, conforme princípios fundamentais previstos na Constituição Brasileira.