Cerca de 50 estudantes, seus familiares e professores do povo Guarani Mbya participaram da palestra do escritor Ailton Krenak na quinta-feira, dia 06 de junho, que ocorreu na Feira do Livro de Joinville.
A ação foi articulada pelo Coletivo Jardim dos Pés Descalços do IFC Campus Araquari, em parceira diversas, como a direção das escolas indígenas e do IFC Campus Araquari .
O transporte das escolas Kirikue Nhemboe’a e Tupã Poty Nhe’e até o pavilhão de eventos foi realizado pela prefeitura de Araquari. Um lanche oferecido pela Pastoral Indigenista de Joinville e preparado pelo Coletivo foi ofertado aos visitantes, seguido de uma breve visita pela feira.
A participação dos indígenas foi emocionante. Krenak enalteceu a arte em cerâmica, a memória e o trabalho ancestral com barro, e mostrou o livro escrito pela liderança indígena Mari Escobar, em parceria com a professora Dione Bandeira. Além disso, quebrou o protocolo e chamou o coral da aldeia Tarumã ao palco para cantar. No final, foi até a plateia tirar fotos com os “irmãos Guarani”.
Texto e imagens: Coletivo Jardim dos Pés Descalços do IFC Campus Araquari