Entre os 09 e 12 de setembro aconteceu o XXII Encontro Nacional do Ensino de Química – ENEQ, em Belém – Pará, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O tema do XXII ENEQ, O Ensino de Química na defesa de direitos e inclusão social: ações e propostas para o contexto brasileiro, emergiu da necessidade de posicionamento e debate da comunidade de ensino de Química acerca do cenário atual de defesa e resgate de direitos na esfera social e ambiental e no campo de lutas em prol da educação pública.
A realização do ENEQ em Belém do Pará é histórica para o evento e para a região, pois representa possibilidade de mobilização da comunidade de ensino de Química do Norte e interação com pesquisadoras e pesquisadores de outros Estados do Brasil.
No XXII ENEQ acontecerá também a 8ª edição da Mostra de Materiais Didáticos de Química (VIII MOMADIQ). A MOMADIQ é um espaço em que professoras e professores da Educação Básica, integrantes de grupos de pesquisa da área de ensino de Química/Ciências, licenciandos/as e pós˗graduandas/os podem socializar materiais didáticos produzidos em seus contextos de atuação.
Nessa ocasião participou do XXII ENEQ, a professora Anelise Grünfeld de Luca, como ministrante do minicurso: Experiências, vivências e experimentação a partir de textos de divulgação científica: práticas investigativas e dialogadas entre a Química e a Biologia para a sala de aula, e a apresentação de trabalho: O impacto da participação em eventos científicos na formação de professores.
E ainda esteve presente a acadêmica do curso de Licenciatura em Química – Rebeca Rodrigues Monteiro, que apresentou o trabalho: Pilhas Galvânicas: uma sequência didática para o estudo da oxirredução, resultado do Estágio Supervisionado. Foram momentos de muito aprendizado de compartilhamento de experiências.