Nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2024, os estudantes da Licenciatura em Química, Fernanda Max e Rodrigo Will Feder, juntamente com a Professora Anelise Grünfeld de Luca, participaram e apresentaram trabalhos no 3º Encontro do Ensino de Ciências por Investigação – EnECI, que ocorreu em Belo Horizonte, nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
O EnECI é um evento que reúne profissionais da área de Educação em Ciências (pesquisadoras/es, professores/es, licenciandas/os, estudantes de pós-graduação). O evento promove discussões e reflexões acerca de experiências com o ensino de ciências por investigação na educação básica e na formação docente, fomentando a cooperação acadêmica no campo da formação de professoras/es da área de Ciências da Natureza e a pesquisa.
O trabalho apresentado foi desenvolvido na disciplina de Pesquisa e Processos Educativos III e IV, intitulado “Caso investigativo em uma oficina pedagógica: mobilizando aprendizagens sobre a Química Forense”.
A participação do 3º EnECI promoveu o compartilhamento de pesquisas e experiências no Ensino de Ciências por Investigação nas escolas de Educação Básica, na formação inicial de professores e em Programas de Pós-graduação, além de trazer aprendizado sobre essa abordagem de ensino atuando fortemente na melhoria do ensino para a aprendizagem.
O impacto na formação docente dos estudantes que participaram do 3º EnECI foi significativo. Rodrigo Will Feder afirma que “Sem dúvidas a minha participação no EnECI contribui muito para a minha formação contínua, pois consegui ter contato com grandes nomes da pesquisa em ensino de ciências por investigação, como Lúcia Helena Sasseron. Poder ver as novas pesquisas nesse meio me faz ter uma perspectiva totalmente diferente da docência, fomentando minha vontade de continuar nesse caminho, uma experiência que ficará marcada pelo longo da minha vida”.
Para Fernanda Max: “Participar do EnECI foi verdadeiramente enriquecedor. Durante os dias de evento, tivemos a oportunidade de compartilhar as experiências do nosso trabalho e trocar conhecimentos com colegas de profissão e acadêmicos vindos de todas as partes do Brasil. Pude interagir com pesquisadores renomados, que são nossos referenciais teóricos, e absorver suas perspectivas sobre os desafios e oportunidades no ensino por investigação através das palestras e rodas de conversa. Saímos do EnECI com uma bagagem repleta de perspectivas futuras e um
conhecimento agregado que certamente contribuirá para nosso crescimento profissional e acadêmico”, finaliza a acadêmica.
Texto e imagens: Professora Anelise Grünfeld de Luca