No 42º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química que ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre/RS, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química: Bernardo Radtke, Fernanda Max, João Serafim, Marilha Caetano, Rodrigo Will Feder e Valeska Francener em conjunto com a professora Anelise Grünfeld de Luca, tiveram a oportunidade de discutir e debater a temática “Ressignificar o Ensino de Química”. O evento é organizado por professores e pesquisadores da área, com o objetivo de promover a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais e futuros educadores.
Durante o encontro, os acadêmicos participaram de palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos e pôsteres científicos. Também conheceram novas metodologias, recursos didáticos e abordagens pedagógicas que podem ser aplicadas no ensino de Química. Além disso, o EDEQ também proporciona um espaço para que os acadêmicos exponham suas ideias, compartilhem seus projetos e debatam sobre os desafios enfrentados no dia a dia da sala de aula. É uma oportunidade importante para adquirir conhecimento teórico-prático, ampliar a rede de contatos na área e se atualizar sobre as tendências do ensino de Química.
Podemos afirmar, por meio dos relatos apresentados pelos acadêmicos, que estes retornam para a instituição de ensino com novas perspectivas e estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. A partir das discussões realizadas no evento, eles podem repensar sua prática docente e buscar alternativas mais eficientes para engajar os alunos no estudo da Química.
Assim, o EDEQ desempenha um papel fundamental na formação dos futuros professores de Química, proporcionando-lhes uma visão mais abrangente sobre o ensino da disciplina e contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades pedagógicas. Neste sentido, os estudantes que tiveram o privilégio/oportunidade de participar presencialmente no evento, apresentam um breve relato sobre sua experiência nesse grandioso evento:
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DOS POLÍMEROS: UMA ABORDAGEM LÚDICA E ATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICANICA, apresentado por Valeska Francener:
Um evento explêndido, conhecer os principais autores que foram utilizados como referencial teórico durante o curso foi inspirador e entusiasmante. Uma experiência essencial para qualificação profissional como futura docente e um relato de cunho pessoal, foi motivador para efetivamente iniciar a vida profissional docente no próximo ano.
TDAH E AH/SD: INDICATIVOS DA ESCOLA E POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA, apresentado por Rodrigo Will Feder:
Foi uma experiência excelente para mim, ter a possibilidade de apresentar o meu trabalho em um evento como o EDEQ, principalmente por ser minha primeira vez em um evento fora dos disponibilizados pelo IFC, realizados através dos esforços de muitos professores. Sem dúvida minha presença no EDEQ incentiva a permanência no curso, amplia minha visão sobre a docência e auxilia na iniciação científica. Meus agradecimentos as professoras orientadoras que ajudaram efetivamente na minha revisão bibliográfica e pesquisa.
QUÍMICA FORENSE POR MEIO DO ENSINO INVESTIGATIVO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, apresentado por Fernanda Max e Rodrigo Will Feder
APRENDENDO QUÍMICA FAZENDO ARTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, apresentado por João Serafim.
Texto e imagens: Anelise Grunfeld de Luca.