Entre os dias 19 e 21 de novembro de 2025, o Instituto Federal Catarinense (IFC) esteve representado no 31º Encontro de Química da Região Sul (SBQSul), realizado no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Toledo/PR. O evento, que é considerado o mais importante da área de Química na região Sul do Brasil, reuniu estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais de diversas instituições, consolidando-se como um importante espaço de divulgação científica, formação acadêmica e troca de experiências.
Representando o IFC, participaram do evento os estudantes Heloísa Brassanini e Gabriel Oliveira da Silva (Curso Técnico em Química), Ana Beatriz Ribeiro Ramos (Medicina Veterinária) e Rodrigo Will (Licenciatura em Química). Os estudantes foram acompanhados pelo Prof. Julio Lopes da Silva Junior, docente da área de química do IFC. Também se juntou à delegação do Instituto Federal, a docente de química do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, Profa. Mara Cristina Dalmolin, colaboradora em projetos realizados no IFC cujos resultados foram apresentados no evento. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos por meio de minicursos, plenárias, mini conferências e sessões de painéis, além de contribuírem para o evento com a apresentação de trabalhos científicos.
Durante as sessões de painéis, foram apresentados os seguintes trabalhos (em destaque, os apresentadores):
- Criação de um Laboratório Virtual Didático para Disciplinas Profissionalizantes do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari (Heloísa Brassanini);
- Estimativa dos parâmetros termodinâmicos de ativação viscosa de ésteres presentes no biodiesel utilizando um método teoricamente consistente (Gabriel Oliveira da Silva);
- Remediação e biorremediação aplicada na criação de tilápia-do-nilo em condições de bioflocos (Ana Beatriz Ribeiro Ramos);
- Extração de amido e produção de biofilmes a partir de quirera de arroz (Rodrigo Will Felder).
Para a estudante Ana Beatriz Ribeiro Ramos, a participação no evento representou um marco importante em sua trajetória acadêmica. Segundo ela, “minha participação no evento SBQ Sul 2025, realizado em Toledo – PR, representou uma experiência acadêmica de grande relevância para minha formação científica. O contato com debates atualizados nas diversas áreas da química, bem como a vivência em um ambiente de produção e difusão do conhecimento científico, contribuiu de maneira significativa para o aprofundamento conceitual e para o desenvolvimento de uma postura crítica frente às práticas científicas contemporâneas. As atividades acompanhadas ao longo do evento reforçaram a importância da integração entre ensino, pesquisa e inovação, consolidando meu interesse pela ciência e pelo aprimoramento contínuo da formação acadêmica.”
O professor Julio Lopes da Silva Junior, que acompanha e orienta algum dos projetos desenvolvidos no IFC que foram apresentados no evento, destaca que a participação dos estudantes em eventos científicos como a SBQSul proporciona vivências formativas que vão além da sala de aula. Segundo ele, essas experiências ampliam o horizonte acadêmico e profissional dos alunos, fortalecem a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e evidenciam o compromisso do IFC com a formação científica, crítica e integral de seus estudantes.
O Prof. Julio ressalta ainda que a participação da delegação do IFC no 31º Encontro de Química da Região Sul foi possível graças ao incentivo e ao apoio institucional do Instituto Federal Catarinense, por meio de seus editais de ensino, pesquisa e auxílio financeiro a estudantes e servidores para participação em eventos. Esse apoio e investimento foi fundamental para viabilizar a execução dos trabalhos e a presença dos estudantes em um evento científico de grande relevância. O Prof. Julio aproveita ainda para agradecer, em nome do IFC, às instituições parceiras que também contribuíram para a viabilização dos projetos. O trabalho “Extração de amido e produção de biofilmes a partir de quirera de arroz” é resultado de projeto coordenado pela Profa. Suellen Cadorin Fernandes e co-orientado pela Profa. Mara Cristina Dalmolin e conta com a colaboração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Por sua vez, o trabalho intitulado “Remediação e biorremediação aplicada na criação de tilápia-do-nilo em condições de bioflocos”, desenvolvido no Laboratório de Aquicultura do IFC-Araquari e orientado pelo Prof. Adolfo Jatobá, conta com apoio da EUROTEC Nutrition e da FAPESC.
A presença do IFC no 31º Encontro de Química da Região Sul reafirma o papel da instituição na produção e difusão do conhecimento científico, bem como no incentivo à participação estudantil em espaços qualificados de debate e construção coletiva da ciência.






