Na edição deste ano, o Painel de Integração apresenta novos modelos de trabalho, tendo como principais referências o “Território” e a “Comunicação”. O modelo de Comunicação vai além da divulgação do evento, buscando aproximar pessoas, ideias e conhecimentos. Dentro desse modelo, o tópico “Expectativas” tem o objetivo de mostrar o início do Painel de Integração, compreendendo as expectativas de aprendizagem de cada participante, alinhando objetivos e favorecendo o aprimoramento das atividades.
Nesse contexto, surgiu o “Esquenta Painel”, uma ação promovida pelo IFC para mobilizar e envolver toda a comunidade escolar em torno do evento.
As atividades começaram com gravações de estudantes de diferentes turmas e cursos se preparando para suas apresentações, ensaiando falas e montando seus estandes. Foi possível observar uma grande variedade de trabalhos, com temas que vão desde cerveja artesanal até folclore brasileiro. Destaca-se também a integração entre os diferentes cursos técnicos.
Além disso, foram realizadas entrevistas com os estudantes, mostrando a diversidade dos cursos e das experiências desenvolvidas.
As gravações começaram com um trabalho sobre processos de fermentação, no qual a equipe apresentou uma breve explicação e compartilhou avaliações positivas sobre o Painel deste ano, destacando o quanto o projeto contribuiu para o aprendizado do grupo.
A segunda equipe apresentou um trabalho sobre a rota e o canto das baleias, mostrando inclusive um site desenvolvido por eles para acompanhar, por exemplo, o trajeto percorrido pela baleia-jubarte. Os participantes afirmaram que suas expectativas foram atendidas e demonstraram entusiasmo para as próximas edições do evento.
As entrevistas mostraram que o Painel de Integração é mais do que um evento: trata-se de uma experiência coletiva de ensino e aprendizagem, que valoriza diferentes saberes e culturas. A diversidade dos temas apresentados evidencia a integração entre os cursos técnicos integrados ao ensino médio — Agropecuária e informática para a Internet — e os variados interesses dos estudantes, reforçando a liberdade de alinhar seus próprios objetivos.
Os trabalhos, por reunirem conhecimentos do ensino médio e dos cursos técnicos, podem ser considerados uma porta de entrada para novos estudantes no IFC, fortalecendo a aproximação entre a instituição e a comunidade.
Projeto Painel de Integração – Novos Rumos – Comunicação. Grupo IFCOM
Caetano Pedroso de Freitas 3Info1
Gabrieli Marta Da Rocha 3Info2
João Vitor Guiotti 3Info1
Lucas Bokorni Amaya 3Info1
Samuel Max Domingos 3Agro2
Vitória Heloisa da Cruz 3Agro1