Estande do grupo “Chernobyl” e “Além do sabor”
O painel de integração do ano de 2025 finalmente chegou ao fim. Resgatando as experiências, podemos vivenciar um misto de emoções que passaram no IFC Araquari nessa quinta e sexta-feira. A correria dos alunos para montar um lindo estande, os ensaios no meio dos corredores e o sorriso ao receber um elogio: tudo isso são as coisas que fazem parte da experiência inesquecível do painel para cada estudante que passa por ele.
Em uma tentativa de resgatar o modo de apresentações que ocorria antes da pandemia, o painel vem a cada ano se aprimorando para entregar uma experiência cada vez mais gratificante aos participantes. O protagonismo dos estudantes ao escolher o que estudar, escolher seus orientadores e serem responsáveis por cada detalhe do projeto incentiva o espírito de liderança, de responsabilidade e de desenvolvimento pessoal dos envolvidos.
“A experiência foi bem legal. Fizemos algo que poucas pessoas iriam fazer, então chamou muita atenção!”
“Nosso trabalho não tem uma divulgação muito grande em questão de marketing, então achamos muito legal fazer um projeto científico complexo, mas de fácil entendimento.”
Relatos por Matheus e João Vitor, do grupo “Sistema de Ventilação por Vento Iônico”
“Eu acho que a experiência desse ano não foi tão legal quanto a do ano anterior, porque ano passado sentimos uma imersão muito maior. Tinha muito mais gente na escola. Esse ano, as pessoas que não precisam mais apresentar, não estão presentes no outro dia. Isso diminui drasticamente o número de pessoas que presenciam o painel.”
Relato por Heloisa do grupo “Folclore Brasileiro: a cultura da nossa terra”
Desde trabalhos técnicos sobre agropecuária, informática e química; até trabalhos com temática focada em temas históricos e animais, os alunos tiveram a plena escolha do que apresentar de acordo com seus interesses e habilidades.
Estandes do painel de integração de 2025
Estande do grupo “Produtividade de tilápias e alface em biofloco”
Com direito a uma bela apresentação sobre religiões que fazem parte da nossa cultura, mas que não recebem tanto destaque; e uma lição contra a intolerância religiosa, os integrantes do grupo “Religiões menos conhecidas” se caracterizaram trazendo os elementos culturais de cada religião apresentada pelos envolvidos.
Estande do grupo: “Religiões menos conhecidas”
“Sinceramente, apresentar um trabalho é sempre uma mistura de nervosismo e orgulho. A gente passa dias preparando tudo, tentando fazer o melhor possível, e quando chega a hora, dá aquele frio na barriga. Mas no fim, é gratificante.”
Relato por Gabrielly do grupo: “Produção e Análise Físico-química do Vinagre de Maçã”
“A experiência está sendo muito boa. Como é a nossa primeira vez, estamos um pouquinho nervosos, mas é bom falar assim sobre projetos que a gente fez para as outras pessoas”.
Relato por Kauã do grupo: “Coresync”
Estande dos grupos “Doação de mudas” e “Synapse”
O painel de integração de 2025 chegou ao fim, mas as memórias e ensinamentos que ele trouxe permanecerão na memória dos estudantes e dos professores.
Matéria por: Nicole Alves Brand – Grupo ConectaIF
Relatos coletados por: Eduarda Fernandes e Gustavo Correa
Agradecimentos especiais aos entrevistados: Matheus, João Vitor, Heloisa, Gabrielly e Kauã