Fique ligado: o período de inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC foi prorrogado! Agora, o procedimento pode ser feito até o dia 15 de outubro.
As inscrições são realizadas via internet, no site oficial do concurso — onde também está disponível o Edital com as regras do processo seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 192.
Confira no link abaixo:
SITE OFICIAL – VESTIBULAR UNIFICADO IFC/IFSC/UFSC
Cursos e vagas
O IFC oferta 50% das vagas dos seus cursos de Graduação no Vestibular Unificado. São 991 vagas, distribuídas entre os 15 campi do IFC em Santa Catarina. Os cursos disponíveis (e seus respectivos campi de oferta) são:
- Agronomia – Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, Videira
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Fraiburgo, Sombrio
- Ciência da Computação – Concórdia, Rio do Sul, Videira
- Ciências Agrícolas – Araquari
- Design de Moda – Ibirama
- Engenharia de Alimentos – Concórdia
- Engenharia de Computação – São Bento do Sul
- Engenharia de Controle e Automação – Luzerna, São Bento do Sul
- Engenharia Elétrica – Blumenau, São Francisco do Sul, Videira
- Engenharia Mecânica – Luzerna
- Engenharia Mecatrônica – Rio do Sul
- Física – Concórdia, Rio do Sul
- Gestão Comercial – Ibirama
- Gestão de Turismo – Sombrio
- Logística – São Francisco do Sul
- Matemática – Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Sombrio
- Medicina Veterinária – Araquari, Concórdia
- Negócios Imobiliários – Camboriú
- Pedagogia – Blumenau, Camboriú, Rio do Sul, Sombrio, Videira
- Química – Araquari, Brusque
- Redes de Computadores – Araquari, Brusque
- Sistemas de Informação – Araquari, Camboriú
- Sistemas para Internet – Camboriú
- Zootecnia – Santa Rosa do Sul
Acesse o quadro de vagas completo no seguinte link:
Ações afirmativas
No Vestibular Unificado IFC/IFSC/UFSC 2026, 50% das vagas são reservadas para candidatos que se enquadram nas Políticas de Ações Afirmativas. As cotas são destinadas exclusivamente a estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e são subdivididas em categorias:
Baixa renda: famílias com renda bruta de até um salário mínimo por pessoa;
Independente de renda: para quem estudou em escola pública, sem exigência de comprovação de renda;
Pretos, pardos, indígenas e quilombolas: a avaliação será baseada em critérios fenotípicos (para pretos e pardos) e pertencimento étnico (para indígenas e quilombolas);
Pessoa com Deficiência (PCD): necessária apresentação de laudo médico caracterizador da deficiência no modelo disponibilizado pela UFSC e demais documentos comprobatórios.
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC) informa que é fundamental que os candidatos consultem atentamente as definições e requisitos de cada categoria de cota no edital, pois a escolha incorreta pode implicar a perda da vaga. Todos os casos passam por bancas de verificação para garantir a veracidade das informações, conforme a Coperve/UFSC.
Sobre as provas
As provas estão marcadas para os dias 6 e 7 de dezembro, das 14h às 19h. No primeiro dia, serão aplicados os testes de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras, Segunda Língua (entre seis opções), Matemática, Biologia e duas questões discursivas. No dia seguinte, é a vez das questões de Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Física e Química — e também da redação.
As provas serão realizadas nas seguintes localidades: Florianópolis e municípios da Grande Florianópolis, Araranguá, Blumenau e região metropolitana, Brusque, Caçador, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Sombrio, Tubarão e região metropolitana, Videira e Xanxerê.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com informações da Coperve/UFSC
Imagem: Coperve/UFSC