Entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) marcaram presença no II Seminário Nacional de Pedagogia – SENPED, realizado no Rio de Janeiro, com o tema “Pedagogia do tempo presente: a tradição e a busca por outros horizontes”. O evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes de todo o país para debater práticas e perspectivas da pedagogia na atualidade.
O IFC Araquari foi representado pelos servidores Rogério de Sousa Pires e Noara Teófilo Klabunde, que apresentaram o ensaio teórico “Educação, dialogicidade e formação humana”. O trabalho, escrito por eles em coautoria com a servidora Vânia Meneghini da Rocha, propõe reflexões sobre o papel da dialogicidade freireana na formação docente e na construção de uma educação humanizadora.
Já as estudantes de Pedagogia do IFC Rio do Sul, Aline Carol Stock e Camila Will, acompanhadas pela professora Nakita Ani Guckert Marquez, apresentaram a pesquisa “Alfabetização e letramento na educação especial: um estudo de caso no atendimento educacional especializado com uma criança autista”, destacando metodologias inclusivas para o ensino e a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além da contribuição científica, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com autores que são referência nacional na área, como Selma Garrido Pimenta e José Carlos Libâneo.
A presença dos servidores reforça o compromisso do IFC com a produção acadêmica e com a promoção de uma educação de qualidade, crítica e cidadã.