O IFC obteve, mais uma vez, conceito 4 — em uma escala de 1 a 5 — no Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), figurando assim entre os 11% de melhores instituições de ensino superior do país.
A avaliação é referente a 2023 (a mais recente), e consta nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, divulgados pelo Inep no último dia 11, baseados nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os dados podem ser acessados na página de Indicadores de Qualidade da Educação Superior do portal oficial do Inep.
Com o resultado, o IFC mantém a nota obtida na avaliação de 2021, consolidando seu lugar como instituição de ensino Superior de excelência no Brasil.
O Instituto teve destaque também no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológico, sendo o terceiro colocado geral entre todas as instituições que a compõem — além de obter o primeiro lugar entre os Institutos Federais, levando-se em conta o IGC contínuo.
Os cursos de Graduação do IFC avaliados na última edição do Enade — Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Medicina Veterinária — tiveram conceitos variando entre 3 e 5. Alguns deles estão entre os 10% com as melhores notas do conceito ENADE contínuo em suas respectivas áreas de avaliação:
- Agronomia — Campus Rio do Sul e Concórdia: 5º (o melhor desempenho do IFC no Enade) e 13º lugares, respectivamente, dentre 414 cursos avaliados.
- Engenharia Elétrica — Campus São Francisco do Sul: 29º lugar, entre 483 cursos.
- Engenharia Mecânica — Campus Luzerna: 49º lugar, entre 516 cursos.
- Medicina Veterinária — Campus Concórdia e Araquari: 12º e 26º lugares, respectivamente, entre 362 cursos avaliados.
Qualidade do Ensino e compromisso da comunidade acadêmica
Os cursos do IFC também foram destaque no Conceito Preliminar de Curso (CPC) — quem, além da nota no Enade, inclui elementos como infraestrutura, qualidade do corpo docente e recursos pedagógicos. Novamente, o IFC obteve notas entre 3 e 5, com alguns cursos figurando entre os 10% com maior nota em suas áreas:
- Agronomia — Campus Concórdia: 4º lugar, entre 414 cursos.
- Medicina Veterinária — Campus Concórdia: 16º lugar, entre 362 cursos.
- Engenharia Mecânica — Campus Luzerna: 26º lugar, entre 516 cursos.
“O resultado muito positivo do Enade 2023 nos ajuda a refletir sobre nossas ações, com foco na formação cidadã, a inclusão social e o desenvolvimento regional, conforme nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, diz a pró-reitora de Ensino da Instituição, Liane Vizzotto. “E também marca o compromisso das pessoas que vivem o IFC, professores, técnicos e estudantes. Todos os campi têm feito um esforço hercúleo para oferecer as melhores condições de ensino, para que os alunos tenham uma formação acadêmica focada nos princípios do Instituto Federal. Enfatizar essa conjuntura, esse esforço coletivo, é muito importante nesse momento”.
“O resultado do ENADE é um indicador da excelência de nossos cursos superiores e reflete o trabalho sério e comprometido que cada servidor de nossa instituição, bem como de nossos estudantes. O IFC vêm se consolidando, a cada nova avaliação, como referência na Rede Federal”, acrescenta o reitor da instituição, Rudinei Exterckoter.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Raquel Rybandt