No dia 2 de abril, os engenheiros agrônomos Marcelo Jakoby e Márcio Andrei Cardoso Niederauer, fiscais estaduais agropecuários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), estiveram no Instituto Federal Catarinense – campus Araquari para ministrar uma palestra aos estudantes do 9º período do curso de Bacharelado em Agronomia. A atividade integrou os conteúdos da disciplina de Defesa Sanitária Vegetal.
A ação teve como objetivo aprofundar os conhecimentos dos acadêmicos sobre a atuação da CIDASC na proteção sanitária da produção agrícola catarinense, abordando estratégias práticas e os impactos das ações de defesa vegetal tanto no contexto estadual quanto no cenário do agronegócio nacional e internacional. A atividade também esteve alinhada ao programa Sanitarista Acadêmico, desenvolvido pela Companhia.
Durante o encontro, foi destacado, por exemplo, o controle da traça da banana (Opogona sacchari), praga cuja ausência é exigência para exportações da fruta à Argentina — evidenciando a importância do monitoramento sanitário para manter a competitividade dos produtos agrícolas brasileiros no mercado externo.
O professor Luciano Alves, responsável pela disciplina, ressaltou a relevância da parceria entre o IFC e instituições como a CIDASC, enfatizando que o compartilhamento de experiências proporciona uma conexão entre teoria e prática, essencial para a formação dos futuros engenheiros agrônomos.
Ao final da atividade, os acadêmicos e o docente agradeceram aos representantes da CIDASC pela contribuição e reforçaram a importância do tema para o exercício profissional qualificado e responsável.