Atividades destacam as culturas Guarani Mbya e Deni e marcam o início do curso Agente de Cultura, oferecido pelo Programa Mulheres Mil
Durante o mês de abril, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari realiza o Abril Indígena 2025, com uma programação voltada à valorização das culturas indígenas e à promoção do diálogo entre tradição, educação e diversidade cultural. O evento marca o início do curso Agente de Cultura, oferecido pelo campus por meio do Programa Mulheres Mil, com a participação de 54 mulheres indígenas dos povos Guarani Mbya e Deni.
O evento tem como objetivo promover a troca de saberes, incentivar o diálogo entre tradição e educação e reconhecer os saberes ancestrais como parte essencial da formação humana e cultural.
Programação
9 de abril – Pátio Cultural
Este evento multicultutal proporcionará ao campus, das 13h30 às 15h30, uma série de atividades abertas à comunidade. A programação contará com exposição e venda de arte indígena, parede de desenhos organizada pelo Laboratório do Olhar, roda de música, caminhada de apresentação do campus (esta para as estudantes do curso Agente de Cultura) e brechó circular.
Será um momento troca de saberes e valorização das culturas Guarani Mbya e Deni, promovendo o diálogo entre culturas, tradição e educação.
16 de abril – Aula inaugural do curso Agente de Cultura
Com o tema “Legislação e Direitos Indígenas no Brasil”, a aula inaugural será ministrada pelo professor Dr. Nuno Nunes, das 13h às 17h, na Associação dos Servidores do IFC Araquari. Este encontro marca o início do percurso pedagógico no curso de Agente de Cultura ofertado pelo campus via Programa Mulheres Mil. O curso busca ofertar formação profissional e capacitação técnica alinhado a arranjos produtivos locais. Bem como fomentar o protagonismo feminino, proporcionando conhecimentos e ferramentas na preservação das tradições e na luta pelos direitos indígenas.
23 de abril – Exibição de documentário e roda de conversa
O mini-auditório do Bloco D será palco da exibição do documentário “Mbyá Guarani: Guerreiros da Liberdade”, das 13h45 às 15h15. Após a exibição, será realizada uma roda de conversa com Leonardo Werá Tupã do povo Guarani Mbya, importante liderança desse povo, Coordenador da Comissão Guarani Yvyrupa-CGY.
30 de abril – Vídeo e roda de conversa com liderança Guarani Mbya
Encerrando a programação, será exibido o vídeo “Feminismo indígena: o que querem as mulheres?”, seguido de uma roda de conversa com a liderança Guarani Mbya Mari Escobar. A atividade ocorrerá também no mini-auditório do Bloco D, das 13h45 às 15h15
O Abril Indígena 2025 é uma realização do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) em parceria com o Coletivo Jardim dos Pés Descalços, reafirmando o compromisso do IFC Araquari com a educação inclusiva, a equidade de direitos e o respeito à diversidade cultural dos povos originários.