Com as altas temperaturas, alguns cuidados são essenciais para evitar problemas de saúde.
Confira algumas recomendações:
✅ Hidrate-se: beba bastante líquido, como água, água de coco e sucos naturais, mesmo sem sentir sede. Traga sua garrafa de água para a escola. Além disso, reduza o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas ou ricas em açúcar.
✅ Vista-se adequadamente: use roupas leves, largas e de cores claras para facilitar a ventilação e reduzir o calor.
✅ Evite exposição excessiva ao sol: limite atividades ao ar livre entre 10h e 16h. Modere os esforços físicos e faça pausas frequentes, de preferência em locais arejados e com sombra.
✅ Proteja-se: use protetor solar regularmente, além de chapéus e óculos escuros. Além do protetor solar, use hidratantes leves para evitar ressecamento e descamação.
✅ Atenção à alimentação: prefira refeições leves, frescas e pouco condimentadas ao longo do dia. Prefira alimentos ricos em água como melancia, melão, laranja, pepino e alface, que ajudam a manter a hidratação. Sempre faça uma refeição leve antes de se expor ao sol para evitar queda de pressão.
✅ Cuide dos ambientes: utilize cortinas ou persianas para evitar o calor excessivo nos ambientes internos. Se possível, use ventilador ou ar-condicionado, mas ajuste a temperatura para evitar choque térmico. Caso não tenha estas opções, abra janelas e portas para circulação de ar. Se possível, use umidificadores.
✅ Refresque-se: tomar banho com água fria ajuda a aliviar o calor. Banhos muito quentes, além de não refrescarem, podem ressecar a pele e causar desconforto. Um pano úmido ou borrifar água fria no rosto, nuca, pulsos e tornozelos pode ajudar a aliviar o calor.
✅ Cuidado com queimaduras: superfícies como bancos de metal, areia e asfalto podem atingir temperaturas muito altas e causar queimaduras na pele.
Quando procurar atendimento médico?
Busque assistência médica se apresentar sintomas como:
⚠️ Confusão mental, mal-estar ou desmaio.
⚠️ Pele fria, úmida e pálida ou avermelhada.
⚠️ Ausência de urina por mais de 8 horas ou urina escura.
⚠️ Batimentos cardíacos ou respiração acelerados.
⚠️ Bebês, crianças e adolescentes também precisam de atenção especial. Caso apresentem irritabilidade, choro sem lágrimas, vômito, diarreia ou dor muscular, procure atendimento médico imediatamente.
⚠️ Idosos devem ter cuidados redobrados em dias de calor, reforçar o monitoramento de doenças preexistentes, como hipertensão e diabetes, que podem ser agravadas por causa do calor excessivo. É importante a atenção à administração correta dos medicamentos e, em caso de sintomas como tontura, fraqueza ou falta de ar, buscar atendimento médico imediatamente.
Fontes: Ministério da Saúde, Goias.gov.br, Site Tua Saúde, CEMA Hospital.
Adaptado por:
Juliana Amadei, Enfermeira – Coren 216632
Vanessa Alessandra de Souza Miranda, Técnica em Segurança do Trabalho